fbpx

Farmácia da Família disponibiliza glicosímetros

 

SC2_2022

As unidades da Farmácia da Família de Vitória da Conquista, agora, passam a fornecer mais um importante equipamento para os portadores de diabetes insulinodependentes – que se tratam com injeções de insulina – do município. Trata-se do glicosímetro, um aparelho que propicia uma medição segura da taxa de glicemia ao longo do dia.

A distribuição dos aparelhos já era realizada em algumas unidades de saúde, conforme preconiza a Portaria nº 2.583/2007, mas agora “será de responsabilidade das Farmácias da Família, tendo em vista que a diabetes é uma doença crônica e progressiva e necessita de um acompanhamento adequado. Aqui, nós realizaremos esse monitoramento”, explicou o farmacêutico da Farmácia da Família, Bruno Andrade.

Para adquirir o aparelho, o paciente deverá procurar uma das unidades da Farmácia da Família no município e apresentar a prescrição médica da insulina, com indicação de monitoramento; documento com foto; e o cartão SUS, vinculado à Vitória da Conquista. No ato da entrega, o paciente deverá assinar também um termo de compromisso.

Para retirar, posteriormente, as tiras e lancetas, o paciente deverá levar o aparelho para a coleta dos dados medidos, propiciando assim um melhor acompanhamento clínico dos farmacêuticos.

Onde fica? – A Farmácias da Família – Unidade Centro está localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, Jurema. Já a do bairro Brasil funciona na Avenida Ceará, nº 531.