fbpx

Governo Municipal certifica servidores. Só certifica…

 

Secom PMVC // Administração  17/06/2016 

Capacitação voltada para mais de 50 servidores da Secretaria Municipal de Saúde

“Tivemos a oportunidade de obter uma gama de conhecimentos em várias áreas e nos capacitou para gerenciarmos as nossas emoções e o nosso trabalho para que possamos assim melhor servir ao público, que é o nosso real interesse”. Assim a agente administrativa, Eliandia Silveira descreveu alguns dos resultados do curso “Cuidando de si para melhor atender ao público”, durante cerimônia de certificação, realizada na manha desta sexta-feira, 17, no Cemae.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, o curso contou com carga horária de 40h e participação de 55 servidores que atuam em serviços ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Durante os encontros, foram abordados temas como inteligência emocional no ambiente de trabalho, gestão de atendimento no serviço público, administração de conflitos e motivação do trabalho em equipe.

Segundo o prefeito Guilherme Menezes, a capacitação faz parte da política do Governo Municipal de valorização dos servidores públicos. “Esta gestão está completando 20 anos de trabalho ininterrupto e a valorização do servidor é um dos nossos compromissos, inclusive honrando o compromisso de pagar os salários em dia. Além disso, convidamos vários servidores a ocuparem cargos estratégicos na Administração Municipal, entre eles os de secretários de Administração e Finanças”, destacou o gestor.

Para a servidora Carmem Lúcia Souza, que trabalha na Prefeitura Municipal há 16 anos, o curso cumpriu com o objetivo proposto, que foi de aprimorar o desempenho dos servidores com relação ao atendimento ao público. “Tenho certeza que o conteúdo aprendido ajudará muito em nosso trabalho de atender a comunidade, eu, por exemplo, já coloquei vários dos conhecimentos adquiridos em prática, valeu muito a pena participar”, concluiu.

Nota da redação: é uma pena que na prática os servidores não se portam como aprendem nos cursos. Exemplo disso é o atendimento na Farmácia da Família da Praça do Boneco.  O que acontece no dia a dia dos servidores normalmente pessimamente humorados, parecendo que estão apenas cumprindo uma árdua obrigação, e o que é pior, reclamando em alto e bom tom dos serviços que se prestam a fazer. Uma grosseria sem tamanho e sem fundamento. Uma outra coisa que a prefeitura precisa de rever é a questão das compras para atendimento à população. O quem acontecendo é um crime bárbaro: o cidadão chega à Farmácia com a receita do médico do posto de saúde mantido pela própria prefeitura.  É então informado de que aquele remédio, receitado pelo colega servidor médico do posto de saúde está em falta, e que ele deve voltar outro dia.

Durante os trinta dias do mês, o pobre coitado do cidadão se dirige à farmácia, onde recebe a mesma informação. Um dia porém, após o período de espera, ele finalmente recebe a boa notícia. Olha, seu remédio chegou… Ora viva!. Mas, temos um outro problema. Agora, a sua receita está vencida. Você deve voltar ao posto médico e pedir nova receita.

Nosso paciente cidadão vai cumprir o que o servidor determinou. Nova receita nas mãos, após a fila da triagem que também é grande. Atualizada finalmente pelo médico,  cheio de alegria, nosso cidadão está de volta à farmácia. Espera de mais de uma hora, porque o servidor público tem horário mas não o cumpre com fidelidade, fazendo com que seja normal as enormes filas de espera… Afinal, o servidor não tem patrão para vigiar, chega e sai a hora que bem desejar, faça chuva ou faça sol… Bom, receita nas mãos tremulas de emoção, e é informado: esse remédio acabou. O médico sabe que acabou mas continua receitando…  Ora viva! Há absurdo maior do que esse???

Por isso as intermináveis filas nos postos de saúde para se conseguir as receitas vencidas. Por isso o serviço é um vai e vem de papel pra todo lado e o atendimento mesmo que é bom… fica sempre devendo. Haja cursos! Afinal a incompetência é generalizada…

Tem mais, quando o médico, sabendo dessa situação, emite a receita sem data para que seja datada no dia em remédio finalmente chegar, a farmácia não aceita.  Normas superiores…

… e é crime agredir um servidor público!!!

A Secretaria de Saúde principalmente, é tão ousada que não cumpre nem liminar judicial…