fbpx

Irma Lemos defende educação como saída para o problema do lixo

 

ASCOM CÂMARA

Irma Lemos (PTB)

Irma Lemos (PTB)

Na sessão especial sobre resíduos sólidos, ocorrida nesta quarta-feira (1) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Irma Lemos (PTB) afirmou que a solução para a gestão do lixo passa pela educação. Ela relatou que têm feito indicações e solicitações, via ofício, a prefeitura para limpeza da área do Pinicão e vem sendo atendida. Mesmo assim, o mau cheio é constante porque as pessoas continuam a depositar lixo nas margens da lagoa e até dentro. A edil lamentou a postura de alguns cidadãos.

Para Irma, é difícil para a prefeitura manter uma fiscalização rígida devido ao crescimento do município e reincidência de maus hábitos como depositar lixo em locais incorretos. A vereadora acredita que é preciso investir em ações educativas, uma forma de estimular o senso de responsabilidade da população.

Lemos propôs uma ação coletiva entre instituições governamentais e setor privado para pensar soluções a longo prazo. Ela frisou que tanto o Pinicão como outros espaços que vem recebendo lixo poderão se tornar um perigo pelo acúmulo de gás metano. A vereadora lembrou que essa situação já ocasionou tragédias como a do Rio de Janeiro, onde um deslizamento, em 2010, foi provocado por uma explosão do gás metano em decomposição num antigo lixão. A tragédia soterrou um número estimado em 200 pessoas.

Em sua fala, a parlamentar parabenizou o prefeito por regularizar a coleta de lixo na zona rural e observou que Vitória da Conquista foi a primeira cidade do interior a ter aterro sanitário.