fbpx

Membros dos Colegiados Escolares são empossados

 

 Secom – Gabinete Civil  14/06/2016

Na manhã desta terça-feira, 14, os membros dos Colegiados Escolares de todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino foram empossados durante cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

Os Colegiados representam uma importante ferramenta de reforço à gestão democrática e são formados por alunos, pais, professores, servidores e membros da comunidade. Eles também possibilitam maior transparência nas decisões tomadas, além de garantir espaços para que todos os segmentos da comunidade escolar possam expressar suas ideais e necessidades.

Para o prefeito Guilherme Menezes, os Colegiados são importantes para que a gestão democrática seja uma realidade nas unidades escolares. “É fundamental que alunos, pais, responsáveis e corpo técnico da escola decidam juntos sobre as ações a serem tomadas. A escola é um lugar de encontro de ideias, então o colegiado é importante porque promove a discussão de cada ponto e a troca de experiências. A melhor escola é a que a família está presente”, avaliou.

Eleito para representar o segmento da comunidade, Iago Campos explicou a vontade de participar do Colegiado: “acho de extrema importância a participação da comunidade nas escolas. A comunidade tem que estar de mãos dadas com a escola e estabelecer uma relação de parceria”.

A diretora da Escola Municipal Erathóstenes Menezes (Iguá), Ísis Suene Oliveira acredita que o Colegiado vai beneficiar a gestão. “Será um grande suporte na tomada de decisões. Como tem representantes de todos os segmentos, tem papel importante porque assim todos opinam e, em conjunto, as decisões terão mais respaldo”, ressaltou.

A representante do segmento dos pais, Joelma Pacheco, destacou a vontade de fazer parte do Colegiado: “Eu quis participar porque minha filha estuda lá e é importante que eu participe do processo educacional dela, já que a educação é a base de tudo”.

Para o aluno José Lucas Silva, fazer parte do Colegiado possibilita a participação direta na conquista de melhorias. “É uma forma de lutar pelos meus direitos. É democrático ter a participação de todos”, concluiu.