fbpx

Projeto leva balé para alunos municipais

Educação PMVC  09/06/2016

DSC_0244

Iniciativa, desenvolvida na Escola Ita David de Castro, beneficia também crianças da comunidade local

Fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas municipais contempladas com o Programa Mais Educação e difundir experiências culturais nas comunidades locais. Estas são as finalidades do Mais Cultura nas Escolas, programa aderido pela Escola Municipal Profª Ita David de Castro.

A iniciativa é inspirada nos conceitos de Paulo Freire, que tratam sobre a aproximação dos alunos com arte-educadores. Uma das atividades realizadas pela escola, por meio do programa, é a aula de balé para meninas da comunidade e para alunas da escola, com faixa etária de 4 a 12 anos.

Oitenta meninas participam das aulas, que acontecem duas vezes por semana para cada turma e que têm transformado a vida das crianças.

Segundo a vice-diretora da Escola, Lidiana Pereira da Silva, o balé é uma ferramenta de transformação social. “É um projeto riquíssimo que agradou muito a comunidade, porque muitos pais não podem pagar a mensalidade de um curso como esse para os filhos. A partir do balé, as crianças têm a chance de desenvolver esse talento e de enxergar outras possibilidades”.

DSC_0236

“É muito importante. Aqui elas ganham o uniforme e só precisam se preocupar em aprender”, completou a professora de balé, Maiara Oliveira.

Neuza Azevedo, mãe de uma aluna de balé, considera o projeto um presente. “A minha filha tem se desenvolvido muito e está aprendendo muita coisa nova. É muito bom poder trazê-la para essas aulas, eu fico muito feliz e agradecida”.

Emanuelle Katrine tem 10 anos, estuda na Escola Ita David de Castro e é uma das alunas de balé. Segundo ela, sua futura profissão já foi escolhida. “Quero ser bailarina quando crescer. Gosto muito das aulas e da professora, que é muito alegre e ensina a gente bem”.

Lorrane Miranda também é aluna de balé e prefere a escola com o projeto. “Ficou melhor ainda depois do balé porque as aulas são muito legais, divertidas e alegres. Já fiz muitas amigas”.

Além das aulas de balé, também são oferecidas aulas de artesanato e pintura em pano de prato para os pais dos alunos e para a comunidade da região onde está situada a escola.

DSC_0217