fbpx

Cerca de 64% dos inscritos no Cadastro Positivo saíram da lista de devedores

De mais de três milhões de consumidores registrados, quase um terço saiu da lista de devedores da empresa

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Empresa acredita que registro torna mais justa taxa de juros cobradas de quem está com o cadastro em dia

Um levantamento feito pela Serasa Experian – empresa de registro de dívidas de pessoas e empresas brasileiras – mostra que um número expressivo de consumidores que abriram o Cadastro Positivo saiu da lista de inadimplentes.

A pesquisa revela que, dos 3,087 milhões de consumidores registrados no Cadastro Positivo, 63,9% saíram da lista de devedores, mesmo apresentando alguma restrição ao crédito nos últimos dois anos.

O estudo apontou, ainda, que a maioria dos cadastrados (61,8%) recebe até dois salários mínimos. Entre as pessoas que optaram pelo Cadastro Positivo, 15,0% têm entre 31 e 35 anos, seguido daqueles entre 26 e 30 anos (14,5%) e, da faixa entre 36 a 40 anos (12,9%).

Os números são da base de dados Cadastro Positivo, que existe desde 2013 e permite que lojas, por exemplo, chequem as contas para decidir se liberam crédito ou não ao eventual cliente.  No caso do sistema anterior só os registros negativos eram considerados.

Grau de comprometimento

Segundo a Serasa Experian, as informações permitem um melhor gerenciamento do crédito, porque mostra o grau de comprometimento das pessoas com financiamentos em todo o mercado.

“O Cadastro Positivo contribui para reduzir a assimetria de informações e estimular um sistema de precificação mais justa, em que se leva em conta o perfil de risco de cada tomador”, avalia a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

O sistema alerta no caso de tentativa de abertura de empresa com o número do documento, se o titular estiver prestes a ser negativado ou ainda quando o consumidor sair do cadastro de inadimplência.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil