fbpx

Ministério Público promove seminário para educadores

 

 

Evento vai tratar de “educomunicação”, método de ensino em que os alunos utilizam recursos de mídia em projetos pedagógicos

Está agendado para o dia 5 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Cemae, o 1º Seminário “Educomunicação – Novos Modos de Ver, Novas Formas de Fazer Educação Ambiental”. A realização do evento envolve o Ministério Público do Estado da Bahia e órgãos municipais e estaduais que fazem parte do projeto Eco Kids e Eco Teens.

Com carga horária de oito horas, a iniciativa pretende demonstrar a professores da educação básica, com atuação em Vitória da Conquista e na região sudoeste, as possibilidades oferecidas pela linguagem pedagógica da educomunicação – sobretudo, se aplicadas à educação ambiental e às demais disciplinas obrigatórias do ensino básico.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho, e podem ser feitas no site do Ministério Público (www.mpba.mp.br).

Entenda o conceito – Surgido na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) nos anos 70, o conceito de “educomunicação” define um método de ensino em que os professores estimulam os alunos a utilizarem recursos da comunicação de massa e da mídia em geral nos projetos pedagógicos.

Trata-se de induzi-los a ações práticas, produzindo filmagens, fotografias ou entrevistas, enfim, recursos que, posteriormente, serão utilizados na elaboração de jornais, filmes, panfletos, etc. É a utilização de recursos que vão além daqueles geralmente vistos na sala de aula, de modo a tratar de temas que, muitas vezes, também não constam dos livros didáticos, a fim de tornar o aprendizado mais interessante para os alunos.

Em outras palavras, “educomunicação” é o método seguido nos jornais Eco Kids e Eco Teens, também idealizados pelo Ministério Público. São veículos de caráter informativo com conteúdo ambiental, ambos produzidos por alunos matriculados no Ensino Fundamental I e II de escolas públicas e privadas.

Confira aqui a programação completa!