fbpx

TSE disponibiliza capacitação on-line de mesários

 

 

Treinamento mesário via internet

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou no seu Portal na internet o curso de capacitação on-line para mesários, na modalidade ensino a distância (EAD). O número de vagas é limitado: são 60 mil, destinadas aos mesários que receberam o código para o acesso ao curso no ato da convocação ou inscrição no Cartório Eleitoral. Essas senhas foram distribuídas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) conforme critérios próprios.

Os mesários voluntários ou convocados que tenham recebido o código de acesso deverão se cadastrar no ambiente de aprendizagem do TSE na internet. Feito isso, deverão clicar no nome do seu estado e, em seguida, selecionar a sala de aula virtual para a eleição com biometria ou sem biometria, conforme for o caso da zona eleitoral em que servirá – essa informação já está disponível nos cartórios eleitorais. A partir daí, o mesário deverá fazer o seu login com o usuário e senha criados no cadastramento no ambiente virtual de aprendizagem e fazer o curso.

O conteúdo estará disponível na internet até o sábado anterior ao dia de votação, 1º de outubro. Como na noite de sábado a rede da Justiça Eleitoral é desligada por razões de segurança, o conteúdo voltará ao ar na segunda-feira, 3 de outubro, para a preparação para o segundo turno. O curso ficará disponível então até o dia 29 de outubro.

A legislação eleitoral estipula a concessão de dois dias de folga no trabalho ao mesário que participar da capacitação. Contudo, segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento (Coede) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Thayanne Fonseca Pirangi Soares, esse benefício só será válido se o certificado de conclusão do curso on-line estiver acompanhado de uma certidão do respectivo cartório eleitoral.

Fonte: TSE