fbpx

Dia da Consciência Negra: homenagem no Manos e Minas

Artistas como Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira e Aláfia estarão nesta edição especial. Programa vai ao ar no sábado (19/11), às 19h.

Manos e Minas apresenta uma edição especial em homenagem ao Dia Consciência Negra, neste sábado (19/11). Sob o comando de Roberta Estrela D’Alva, artistas como Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira, Aláfia, RZO e outros nomes entoam a voz e fazem o som do programa, que vai ao ar às 19h, na TV Cultura.

Militante do movimento negro, Roberta Estrela D’alva pergunta aos músicos Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira, Aláfia, RZO, Kamau, Anna Tréa e KL Jay questões relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e acompanha de perto, junto ao telespectador, as diversas melodias cantadas por eles.

Sobre os convidados:

Dono de uma voz levemente rouca marcada por tons graves, Liniker canta o típico soul e faz sucesso por meio de seu bom e velho português. Atração nas redes sociais, já pertence ao gosto de milhões de internautas.

Formada nos corredores da USP, em São Paulo, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que possui sete integrantes, traz um estilo único e viciante em suas músicas, marcado intensamente por influências de Gal Costa e Clube da Esquina.

Em 2011, os amigos do bando Aláfia faziam uma série de shows no Bar B, no centro de São Paulo. Depois disso, começaram a ser reconhecidos e entraram oficialmente para o meio musical. Suas composições são marcadas pela fala da rua, pelo contato profundo com a ancestralidade afro-brasileira e se misturam entre rap, MPB e funk.

Fundado na década de 80, o grupo RZO (Rapaziada da Zona Oeste) foi responsável por lançar Negra Li no mercado artístico. Depois de algumas pausas, os rapper voltaram à ativa e compõe um som periférico que atrai milhares de pessoas.

Rappercompositor e beatmaker, Marcus Vinicius, mais conhecido como Kamau,tem seu nome artístico de origem africana. Para ele, o primor de suas produções deve ser rigoroso. Sua música é “independente, bem feita e para durar”, como ele mesmo define em seu facebook oficial.

Reconhecida pelo estilo peculiar de tocar violão e cantar, Anna Tréa traz às melodias a lembrança de um baixo elétrico e até mesmo de algum instrumento de percussão. A artística mistura ritmos de todo o mundo e se inspira em suas raízes nacionais para formular o som.

KL Jay começou sua carreira em 1987, quando fazia festas residenciais junto ao seu atual parceiro musical Edi Rock. Junto dele e de Mano Brown e Ice Blue, fundou o Racionais MC’s em 1989, um dos grupos de rap e hip-hop mais conhecidos do Brasil.