Experiência pioneira conquistense apresentada em Brasília
A coordenadora municipal de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Cássia Eugênia Cardoso, participou da Oficina sobre o Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Rua no SUAS, sendo uma das expositoras na Mesa-redonda: Experiências municipais e do Distrito Federal. O evento, que ocorreu ontem, 10, e hoje, foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e teve como objetivo elaborar subsídios para a criação de Diretrizes Políticas e Metodológicas de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua no âmbito do SUAS.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, oferta desde 2011 este serviço específico que facilita o acesso a programas e serviços públicos que melhorem a qualidade de vida dos usuários, além de oferecer condições para que eles retornem ao convívio familiar.
O programa acolhe exclusivamente pessoas com idade entre 10 e 18 anos, que estejam em situação de rua. Trata-se de uma tarefa que exige mobilização e esforços permanentes e é esenvolvida por uma equipe de profissionais da área de Serviço Social, Psicologia e por educadores do programa.
No Creas Pop, os jovens têm acesso a uma série de atividades que inclui desde ações artísticas e esportivas até o oferecimento de oficinas profissionalizantes aos educadores sociais.