fbpx

Denunciada falta de medicamentos para tratamento de Anemia Falciforme

 

TRIBUNA LIVRE: Falta de medicamentos para tratamento de Anemia Falciforme é denunciada na CMVC

ASCOM CÂMARA

 


Maria José Meireles

A falta do medicamento Hidroxiureia está causando dificuldades no tratamento de diversas pessoas acometidas pela anemia falciforme em Vitória da Conquista, conforme denunciou Maria José Meireles no espaço da Tribuna Livre, disponibilizado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista para a população durante as sessões ordinárias da Casa.

A anemia falciforme é uma doença séria na qual o organismo fabrica células vermelhas sanguíneas em forma de “C”. Células vermelhas normais têm forma de disco e se movem facilmente pelos vasos sanguíneos. Por terem essa forma anormal, essas células não se movem facilmente através dos vasos sanguíneos. Os blocos de células em forma de foice bloqueiam o fluxo sanguíneo que flui para os órgãos e membros. Vasos sanguíneos bloqueados podem causar dor, infecções sérias, danos a órgãos e até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A cidadã pediu que o Legislativo Municipal tome providências a fim de encontrar soluções para o problema da falta de medicamentos. “Eu venho nesta Casa solicitar de vocês que façam alguma coisa. Eu clamo a vocês vereadores que vistam essa camisa. Nos ajude”, apelou Maria José. “Eu gostaria que o prefeito assuma essa responsabilidade. É um direito nosso”, disse ela.

Maria José disse que procurou o Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires) e que lá recebeu a informação de que o problema está na falta de matéria-prima. “Como assim, se em outros estados estão tendo o remédio?”, questionou ela.

Ela deu continuidade à sua denúncia informando que, ao procurar o setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, as pessoas não estão recebendo as passagens para que possam ter acesso ao tratamento em outras cidades como Salvador.

Além disso, segundo Maria José, o tratamento dispensado a pacientes acometidos pela anemia falciforme para execução da sangria no Hospital Geral de Vitória da Conquista não está sendo adequado.

A cidadã pediu que a Câmara Municipal reserve no calendário municipal um período voltado para a conscientização sobre a Anemia Falciforme, assim como é feito com o diabetes, e os cânceres de mama e próstata.

Cícero Custódio (PSL)

O vereador Cícero Custódio (PSL) comentou a Tribuna Livre, dizendo que a vinte dias, ouviu a Sra. Maria José abordando sobre o problema na Rádio Brasil FM. “Pesquisei sobre anemia falciforme. Fui na Dires e perguntei sobre a falta de medicação. Responderam que a medicação não foi liberada pelo Governo do Estado por falta de recursos”.

Cícero diz que trabalhou 25 anos e viu crianças tendo hemorragias. “A senhora deu entrada no Ministério Público, foi na Secretaria de Saúde e nenhuma autoridade resolveu”. Afirmou que a Comissão de Saúde formada pelos vereadores Ademir Abreu (PT), Cícero Custódio e Juvêncio Amaral (PSB) “está a disposição para entrar nessa luta. Vamos fazer um projeto, como Novembro Azul e Outubro Rosa”.