fbpx

Vitória da Conquista é destaque na Semana da Conciliação

 
A presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, ao lado do conselheiro Norberto Campelo, a juiza Elke Carneiro, o juiz Claudio Daltro e a juiza Marielza Brandão

Equipe da 1ª Vara de Família e voluntários durante a Semana de Conciliação em Vitoria da Conquista

Com um aproveitamento de 67% de acordos nas audiências realizadas, a 1º Vara de Família de Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, foi um dos destaques na Semana de Conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, entre os dias 16 a 25 de novembro.

A partir de uma parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), a unidade judicial conseguiu montar uma estrutura com toldos e mesas de conciliação na quadra da faculdade, onde foram realizadas as audiências.

Das 750 audiências designadas, 303 foram efetivamente realizadas, com a presença das partes. Destas 200 chegaram ao final com acordo.

Na quinta-feira (24), o juiz Cláudio Daltro, titular da 1ª Vara de Família, e toda a equipe receberam a visita da presidente Maria do Socorro Barreto Santiago e do conselheiro Norberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça.

“Tudo muito bem organizado, o tribunal precisa de iniciativas como essas”, disse a presidente. “Digno de elogios todo esse trabalho”, completou o conselheiro.

A Fainor já é parceira do Tribunal de Justiça da Bahia no projeto do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, o Cejusc. “É um prazer para nós e esperamos continuar colaborando”, afirmou o diretor geral da faculdade, Edgard Larri.

Números finais – Alcançou 39% o número de acordos efetivados em relação às audiências realizadas durante a Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça da Bahia.

Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (2) com o número total de 17.190 audiências realizadas em todo o estado, com 6.740 acordos realizados.

A Semana Estadual foi realizada entre os dias 16 e 18. Já a Semana Nacional de Conciliação compreendeu os dias 21 a 25.

As comarcas de Alagoinhas e Vitória da Conquista foram as que mais contribuíram com a programação de audiências, conforme a estatística do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec).

Mesmo as comarcas do interior baiano com menor número de jurisdicionados participaram da semana, como é o caso de Curacá, que fez seis acordos. Foi o caso também de Olindina, cuja participação foi registrada.

A Semana de Conciliação integra, anualmente, uma série de estratégias reunindo os tribunais estaduais e mais o do Distrito Federal, com o objetivo de tornar mais ágeis os julgamentos.

A Coordenação dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça da Bahia também participou da semana promovida pelo CNJ, com um total de 1.348 processos agendados no Fórum Regional do Imbuí. Texto e fotos: Ascom TJBA