Conservas: Tambaú Alimentos lança linha de azeitonas
Atuando há mais de cinquenta anos no setor de alimentos, a Tambaú é referência na produção de doces e atomatados em todo o Nordeste. Mas, embora a tradição seja uma característica forte, o empreendedorismo e a capacidade de se reinventar também são fatores dominantes na gestão da empresa, desde os tempos do seu idealizador, Gerson Gonçalves. Agora, sob a gestão do seu filho, Hugo Gonçalves, a empresa familiar amplia, novamente, seu mix de produtos e passa a comercializar azeitonas, entrando para o mercado de conservas.
Para quem começou fazendo pirulitos e, em seguida, diversificou sua produção para outros doces e adicionou frutas às receitas, a nova empreitada só reforça o perfil visionário e inovador da marca. Quando o trabalho artesanal dos doces deu lugar à fabricação industrial, a Tambaú também passou a atuar em um novo segmento, na época, o de atomatados. Hoje, seus molhos de tomate representam a linha de produtos que mais cresce em vendas dentro da empresa. E é com base nessa coragem de empreender e no Know How que já possui no setor, que a marca acaba de investir cerca de um milhão de reais na implementação do novo produto.
As azeitonas da Tambaú vêm de países da Europa e da América do Sul e se apresentam nas versões: com caroço, sem caroço, recheada com pimentão e azeitona fatiada. Para entrar nesse mercado, a equipe realizou várias pesquisas, desde estudos de viabilidade e do consumo de conservas na região, além de análises nos pontos de vendas e com os representantes e distribuidores da marca. De acordo com Francisca Bezerra de Melo, diretora industrial da empresa, a entrada dessa nova matéria-prima no setor de produção gerou uma série de novas demandas e alterações na infraestrutura e na logística do negócio, além da inserção de novos fornecedores de embalagens e aquisição de novos equipamentos para o envase. “As mudanças começaram com a escolha do local físico e o planejamento de toda a reforma para acomodação da linha de produção, conforme as normas vigentes para o setor alimentício, mas também nos voltamos para a capacitação dos colaboradores que atuam diretamente nesse setor, já que é uma linha nova e que demanda um conhecimento técnico e específico. Tudo isso para darmos continuidade ao trabalho focado na qualidade de tudo que fazemos aqui na indústria”, explica a diretora.
A chegada da linha de azeitonas no catálogo da Tambaú já estava nos planos da empresa. “Colocar um produto no mercado é sempre um desafio e uma conquista celebrada com muita festa pela empresa. O mercado de azeitonas já era estudado por nós, há alguns anos, mas só agora decidimos que era o momento certo, diante da expectativa tanto de nossos distribuidores quanto dos clientes”, conta Alzira Monteiro, responsável pelo departamento de Marketing da marca.
Diante da trajetória de sucesso traçada em cada novo produto que a Tambaú disponibiliza no mercado, ao longo de mais de meio século de atuação, o lançamento das azeitonas e a entrada na área de conservas promete ser mais uma ação empreendedora e exitosa da família Gonçalves no setor de alimentos.
Sobre a Tambaú Alimentos:
Criada há 52 anos, a Tambaú teve início com a produção de doces artesanais no município de Custódia, sertão de Pernambuco. Seu fundador, Gerson Gonçalves de Lima, era de família humilde, mas sempre sonhou em se tornar um grande industrial. Por isso, pouco a pouco, o processo artesanal foi dando lugar a uma indústria com maquinários de última geração e profissionais capacitados no ramo de alimentos. Dedicação, responsabilidade, persistência e muitos investimentos em tecnologia foram os principais ingredientes dessa receita de sucesso.
Hoje, a Tambaú produz cerca de 80 produtos, distribuídos para os estados do Norte e Nordeste do país. Com mais de 400 funcionários, se tornou uma das grandes empregadoras do sertão do Moxotó, uma região sertaneja do semi-árido nordestino.
A preocupação com o suprimento de matéria-prima faz com que a Tambaú esteja sempre monitorando seus fornecedores, mantendo profissionais qualificados em suas plantações de frutas e tomates, apoiados sistematicamente por agrônomos designados pela empresa com o objetivo de examinar o seu plantio e seu manejo, como forma de garantir o padrão de qualidade Tambaú. A própria empresa mantém no Vale do São Francisco uma fazenda de 300 hectares para o plantio irrigado de goiaba vermelha, incentivando a região no agronegócio de fruticultura e trazendo para a empresa um forte diferencial competitivo.
Para melhor atender as necessidades dos seus clientes e parceiros, a empresa possui no Recife uma base onde funciona o departamento comercial, marketing e suprimentos, além da fábrica em Custódia e da atuação de 37 representantes comerciais distribuídos nas regiões Norte e Nordeste.