fbpx

CNH com QR Code buscam zerar as falsificações

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) passou a ser monitorada, nesta semana, pelo sistema QR Code, com o intuito de evitar falsificação do documento.

Agora a CNH possui, em seu verso, um código de barras bidimensional, onde ficam armazenados os dados do condutor, inclusive foto, sem custo adicional. As informações podem ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e por dispositivos com software apropriado. Carteiras de habilitação antigas, dentro da validade, não precisam ser trocadas.

A medida cumpre determinação da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo país, a partir, deste mês. A novidade aumenta a segurança na fiscalização do Detran, durante a realização de blitz.

O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, explicou melhor a medida. “Hoje, enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, o documento estará conectado ao Registro Nacional dos Condutores Habilitados, o Renach, sem a necessidade de digitar informações, o que vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores”.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, e a presidente do Serpro, Glória Guimarães, apresentam, nesta terça-feira (9) em Brasília, a funcionalidade e a tecnologia da nova Carteira de Habilitação (CNH) com QR Code já implementado.