fbpx

População incentivada a contribuir com a limpeza pública

Prefeitura instala 150 novas lixeiras em vários pontos da cidade

Manter a cidade limpa é prioridade da Administração Municipal, que continua realizando uma série de ações, entre elas, a instalação de lixeiras-papeleiras em diversas ruas e avenidas de Vitória da Conquista. Nos últimos dias, as avenidas Olívia Flores, Ivo Freire Aguiar, Brumado, Juraci Magalhães, além das alamedas Lima Guerra e Ramiro Santos e Feira do Bairro Brasil receberam 150 equipamentos com capacidade para 50 litros.

O coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Vieira, explica que essas lixeiras são apropriadas para colocação de lixo simples. “Palito de picolé, papel de bala, garrafa de água vazia. São lixos pequenos, mas que podem causar grandes transtornos, ao entupir os canais de drenagem das águas das chuvas gerando alagamentos”, ressaltou.

“Colocar o lixo nos locais adequados também é uma questão de saúde pública”, lembrou o coordenador ao mencionar que no centro da cidade, a coleta é feita todos os dias e nos demais bairros em dias alternados. “Em muitos bairros, as pessoas colocam o lixo depois que o caminhão ou carroça da coleta passa, aí os cachorros e outros animais rasgam a sacola e espalha tudo. Outras vezes, o pessoal passa perto da lixeira, mas joga o papel no chão”, disse.

Cenas como a descrita por Joaquim Ernesto são vistas com frequência pelo comerciante Maciel Oliveira, que trabalha na Ceasa há dois anos. O local recebeu, além da caixa compactadora, 23 lixeiras com rodas e capacidade para 240 litros. “O serviço de limpeza que a Prefeitura tem feito aqui está muito bom, mas infelizmente muitas pessoas não colaboram. Sempre vejo gente jogando lixo no chão”.

Em outro ponto da cidade, a vendedora ambulante Luciana Lima, presencia cenas semelhantes. “Aqui no terminal de ônibus vejo que muita gente usa a lixeira, ainda mais depois que foram colocadas outras e ficaram mais perto dos pontos, mas mesmo assim ainda tem gente que joga no chão”. Luciana conclui fazendo um apelo: “todos queremos uma cidade limpa e bonita, por isso precisamos fazer a nossa parte”.

Nos próximos dias, mais 150 novas lixeiras-papeleiras serão instaladas, principalmente em pontos da zona oeste da cidade.