fbpx

TV Sudoeste anuncia finalistas do Projeto Lápis na Mão

 

 “Fiquei muito feliz em participar e surpresa por ter chegado até aqui. Acredito que tudo isso vai influenciar ainda mais o meu gosto pela leitura e pela informação, declarou a estudante Liliane Araújo durante sua participação em workshop do Projeto Lápis na Mão promovido pela TV Sudoeste. Liliane é aluna do 8º ano da Escola Municipal Lisete Pimentel Mármore e uma das finalistas do concurso.

Durante o workshop, ministrado pela professora Márcia Helena de Melo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), os estudantes discutiram questões ligadas aos gêneros textuais e aspectos para uma boa redação. Além disso, conheceram as instalações da TV Sudoeste e ficaram sabendo sobre o tema que será abordado na última redação do concurso.

Esta é a segunda edição do projeto, que este ano foi dividido em duas categorias: ensino fundamental (para alunos do 8º e 9º ano) e ensino médio. A gerente de marketing da TV Sudoeste, Luciana Campodonio, explicou que as escolas selecionaram 10 trabalhos de cada categoria e que os mesmos foram corrigidos por professores e alunos do curso de Letras da Uesb.

A primeira etapa do projeto, realizada nas escolas públicas do município, contou com a participação de 15 mil alunos. Eles desenvolveram uma redação com o tema “Da janela, vejo o mundo. Ler abre horizontes!”.

O estudante Cleiton Oliveira, da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, lembrou que o tema da redação foi discutido em sala de aula com o professor de Língua Portuguesa e também entre os colegas. “Já estava me dedicando e agora ainda mais, pois minha expectativa é vencer”, disse.

No total, 13 escolas da Rede Municipal participaram do concurso. “Ter dois de nossos alunos aqui é o resultado das escolas terem abraçado esse projeto. Em projetos como esse, ganha o aluno e toda a comunidade escolar, pois é mais um estímulo pra gente acreditar que a escola pública fornece oportunidades para fazer a diferença”, declarou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Andiara Dias.