fbpx

Representantes da Prefeitura prestam esclarecimento à Câmara

 

ASCOM CÂMARA

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, recebeu representantes da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, para saber mais detalhes sobre a proposta do governo em relação ao reajuste salarial dos servidores municipais, inclusa no projeto de lei que será encaminhado para a aprovação da Câmara. Estiveram presentes na reunião o vereador e vice-presidente da Câmara, Gilmar Ferraz (PMDB), o vereador e líder do governo, Luís Carlos Dudé (PTB), e os vereadores da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, David Salomão (PTC) e Valdemir Dias (PT). Representando o executivo municipal, estiveram presente Gildásio Carvalho, secretário de administração, Gildásio Dantas, coordenador de RH, Marcos Ferreira, chefe de gabinete, Diego Gomes, secretário de Transparência, além de representantes da Secretaria de Educação.

Durante a reunião, o secretário de administração apresentou as tabelas com o cálculo da proposta de reajuste de 2% agora e 3% em setembro, apresentada aos sindicatos. Os técnicos da prefeitura, afirmar que este valor é o limite que pode ser oferecido, considerando o atual orçamento do município. O ponto, no entanto, questionado pelos vereadores tem a ver com o interstício, assegurado pela lei, e que não está previsto na tabela apresentada. Os vereadores solicitaram um novo cálculo que inclua está observação.

Desde o início das negociações, a Câmara Municipal está atuando no diálogo entre servidores municipais e poder executivo. Para o presidente da Comissão de Legislação, o vereador David Salomão, a Casa tem tentando solucionar os impasses da proposta de reajuste. “Estamos dialogando com todos os lados, e como presidente desta comissão, tenho o dever de passar o que for constitucional e legal, por isso queremos ouvir a todos, para discutir o teor desse projeto e ver se atende aos anseios da categoria e da constituição federal”, afirmou.

O membro da Comissão de Legislação, Valdemir Dias (PT) contou que após várias mesas de negociações e debate, chegou essa proposta de reajuste para análise da Comissão. “E como estamos fazendo sempre, abrimos o diálogo e essa transparência para que todos possam acompanhar”, afirmou. Valdemir explicou que essa lei não diz respeito a classe dos professores, e sim, somente aos técnicos. “Em relação aos professores majorou-se o aumento de 7,74%, já está tudo ok, então estamos dando andamento”, contou. Segundo Valdemir, o ponto de dúvida ainda está em relação ao Sindacs e Sinserv, pois na tabela não está considerando o índice inflacionário e o interstício entre as classes, achatando assim a tabela. “No momento em que você tira o interstício está jogando fora toda à luta histórica dos servidores, e esse é um ponto que temos que solucionar”, afirmou.

A Câmara Municipal reafirmou a necessidade e seu compromisso em manter um mesa de negociação permanente. A partir desta sexta-feira, 23, a Câmara entra em recesso parlamentar, voltando na próxima terça-feira, 28, com a Sessão Ordinária, a partir das 8:30 horas.