fbpx

Governo empossa 39 professores: edital de 2013

Texto e foto: Ascom PMVC

Governo Municipal dá posse a professores aprovados no concurso de 2013

Com isso, Administração Municipal preencheu as vagas previstas no edital do certame para o cargo de professor

Ao dar posse nesta quarta-feira, 12, a 39 professores que haviam sido aprovados no concurso público realizado em 2013, a Prefeitura de Vitória da Conquista finalmente preencheu todas as vagas previstas no edital do certame para os cargos de professor do Ensino Fundamental 1 – Nível 2 e do Ensino Fundamental 2 – Nível 2.

Com isso, depois de quase quatro anos de espera, e já tendo trabalhado na Rede Municipal em regime de contrato, Fabiana Souza, 35 anos, finalmente se tornou servidora efetiva. “É o que a gente espera a vida toda. A gente faz o concurso, faz faculdade, termina e é o que todo mundo quer: ser concursado para ter uma garantia”, comemorou a professora.

Formada em Pedagogia há sete anos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e com especialização em Educação Infantil, ela foi aprovada como professora do Ensino Fundamental 1 – Nível 2.

Para esse mesmo cargo, também foi empossada Rosângela Santos, 55. Com 30 anos de experiência no magistério, ela já atuou como professora efetiva em Barra do Choça, e também esteve como contratada em Vitória da Conquista. Agora, faz parte do quadro permanente do município. “Nunca é tarde para você continuar e correr atrás. Enquanto há energia, há disposição para trabalhar. E eu amo a profissão”, afirma ela, que tem formação em Pedagogia por uma faculdade particular.

“A educação é um sacerdócio”, diz ainda a professora. “Enquanto eu tiver fôlego e energia, vou estar trabalhando, sim. Estou muito feliz com este momento de estar novamente sendo reintegrada através de um concurso”.

‘Deixem legado’ – “Sacerdócio” também foi um dos termos utilizados pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, ao saudar os novos servidores em nome do prefeito Herzem Gusmão. “O professor é quem deixa um legado na vida de cada um de nós. Vocês hoje adentram a Prefeitura. Cheguem para deixar legado, para marcar os alunos e alunas que vocês terão”, conclamou Correia.

O secretário, que também já atuou como professor, descreveu a docência como uma “profissão de fé” e pediu que os novos professores mantenham, em seu trabalho diário na Rede Municipal, a mesma disposição que apresentaram no momento da posse. “Não percam esse ânimo do primeiro momento. O afã de quem chega, o elã de quem assina o contrato. Não percam esse elã jamais. Persigam sempre o melhor”, disse.

‘Dias melhores’ – Já o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, disse aos novos docentes que eles serão “fundamentais” para a educação municipal. “Quando nós convocamos vocês, não foi à toa. Nós estamos precisando de vocês”, garantiu.

Em outras palavras, Melo falou no mesmo tom que Correia, ao solicitar que os professores mantenham na sala de aula o ânimo que tiveram quando se formaram e agora, ao serem empossados e participarem do que ele descreveu como “uma segunda formatura”.

“Da mesma forma, com a alegria, determinação e dedicação com que vocês receberam o diploma, recebam hoje a posse e devolvam para as nossas crianças a mesma dedicação e alegria. Porque é disso que elas precisam”, disse o secretário. “Transformando a educação e a vida de nossas crianças, nós, com certeza, teremos dias melhores”, concluiu.