fbpx

FEBRABAN esclarece funcionamento dos bancos no Horário de Verão

 

Neste domingo, 15, começa o Horário de Verão. Os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar o relógio em 1 hora, 60 minutos. O objetivo, vale ressaltar, é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação do sol.

Com isso, os bancos também farão ajustes no horário de atendimento das agências para manter a qualidade dos serviços aos clientes, sem impactos no processo das transações realizadas entre as instituições financeiras.

Veja como ficará o horário de atendimento bancário nos Estados: Estados com Horário de Verão e sem alteração no período de atendimento ao público: Espírito Santo (ES);  Goiás (GO); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Paraná (PR);  Rio de Janeiro (RJ);  Rio Grande do Sul (RS); Santa Catarina (SC); São Paulo (SP); Distrito Federal (DF).

 

 

As regiões Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão, portanto não irão adiantar o relógio em uma hora. Porém antecipam o atendimento bancário ao público em 1 hora, 60 minutos. São eles: Alagoas (AL);  Amapá (AP); Amazonas (AM);  Bahia (BA); Ceará (CE); Maranhão (MA); Pará (PA); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); Rondônia (RO); Roraima (RR); Sergipe (SE) e Tocantins (TO). Nesses estados, as emissoras de rádio e de televisão, antecipam a exibição de sua programação em uma hora para acomapanhar o horário oficial de Brasília.

Muito embora estejam de fora do Horário de Verão, devem manter o horário de manter o horário atual de funcionamento das agências bancárias, na Bahia, Salvador, e sua região metropolitana, Candeias, Camaçari, Dias D’Avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vera Cruz; Pojuca e São Sebastião do Passé.

Nos demais municipios do interior baiano, o horário de funcionamento dos bancos é das 9:30 às 14:30, valendo também para as cooperativas que operam com o Sistema Sicoob.
A FEBRABAN esclarece, ainda, que não há qualquer alteração no funcionamento dos canais eletrônicos de atendimento, como internet banking, mobile banking e banco por telefone.

Conforme anunciamos em edições anteriores, as emissoras de rádio e de televisão, para os estados fora do alcance do horário de verão, a programação será antecipada em uma hora. E segue assim até fevereiro quando se normaliza do horário oficial de Brasília.

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, informa que os vôos seguem os horários impressos nos bilhetes. Chama à atenção dos passageiros, apenas para as conexões com os destinos nos estados onde os relógios estarão adiantados. A orientação é que o usuário peça esclarecimentos diretamente nas companhias aéreas.