fbpx

Ações de prevenção e conscientização no combate à Aids

Texto e fotos: PMVC

Esta sexta-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Vitória da Conquista, o Governo Municipal, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), realizou uma programação especial, com atividades educativas, distribuição de preservativos e oferta do teste rápido de HIV à população.

Durante todo o dia, quem passou em frente ao Caav recebeu orientações sobre prevenção do vírus e pôde realizar o teste gratuitamente. Além disso, foram realizadas ações de panfletagem no Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas e um café da manhã na ONG Renascer, que oferece abrigo e assistência multidisciplinar aos portadores de HIV.

Segundo a médica infectologista, Mônica Trindade, ações como estas servem, sobretudo, para combater o preconceito que ainda existe com os portadores do vírus, normalmente por ignorarem o que é a doença. “Quando se tem informação sobre como o HIV é transmitido, a pessoa não vai evitar o portador, ela vai evitar se expor ao vírus, utilizando as formas corretas de proteção”.

De acordo com a coordenadora do Caav, Riviane Santana, a campanha pretende atender as metas nacionais propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) de diagnóstico e tratamento. “Além destas ações, tendo em vista o aumento de casos da doença, intensificaremos a divulgação nas redes sociais, alcançando um maior público e conscientizando mais pessoas”, ressaltou.

Confira a programação – A agenda de atividades da campanha segue ao longo do mês. Ainda nesta sexta, 1º de dezembro, acontece a “Balada Noturna” voltada para os profissionais do sexo com visitas às casas noturnas e ao trecho urbano da BR 116. Nos dias 4 e 8, serão realizadas palestras e testes rápidos de HIV em universidades.

De 13 a 15, haverá uma capacitação para médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais da Diretoria de Atenção Básica. Nos dias 13 e 14, e 18 e 20, acontecem ações itinerantes no Presídio Nilton Gonçalves e no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, respectivamente.

A equipe do Caav participa ainda no dia 15 de dezembro do I Simpósio do II Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau. Além disso, serão realizadas palestras sobre o tema e testagem durante todo o mês em empresas da cidade.

Foto: odia.ig.com.br