fbpx

Glauber Rocha tem nome aprovado para aeroporto de Vitória da Conquista

 
 Novo aeroporto conquistense tem nome em homenagem a Glauber Rocha aprovado pela Assembléia Legislativa da Bahia
O nome do cineasta Glauber Rocha para denominar o novo aeroporto de Vitória da Conquista acaba de ser aprovado por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Falta agora a sanção do governador Rui Costa para tornar lei a homenagem ao ilustre conquistense que se projetou internacionalmente como um dos representantes do Cinema Novo brasileiro.
A proposta do nome de Glauber para o novo aeroporto  foi uma iniciativa do deputado Zé Raimundo (PT), que divide a autoria com o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). Eles foram motivados a apresentá-la em atenção ao incentivo de conquistenses e do governador, que também é admirador do cineasta.
Para justificar o projeto de lei que elaborou,  Zé Raimundo fez questão de realizar amplo estudo sobre a vida e arte do cineasta, os caminhos e trajetória desta personalidade conhecida por demais no meio artístico e intelectual, com trajetória amplamente difundida nos ambientes acadêmicos, na imprensa especializada e na WEB.
Ao final, defendeu: “A denominação do novo aeroporto com o nome de Glauber de Andrade Rocha é mais uma homenagem a um dos seus filhos ilustres e o reconhecimento da sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento e para a história do cinema e da cultura brasileira. Que os futuros passageiros de aeronaves que cheguem a Vitória da Conquista ouçam o seu nome, logo após o da cidade”.