fbpx

Seminário debate Plano de Igualdade Racial

Discussões serão das 13h30 às 19h deste sábado, 9, na Casa Memorial Régis Pacheco

Será realizado no próximo sábado, 9, o Seminário de Igualdade Racial, ainda como parte da programação do Novembro Negro. O evento acontece na Casa Memorial Régis Pacheco, das 13h30 às 19h, trazendo à discussão seguinte tema: “Plano de Igualdade Racial: Caminho para as políticas públicas”.

O principal eixo das discussões será o Plano Municipal de Igualdade Racial, cujo texto foi elaborado em 2015, mas ainda não foi aprovado.

Depois do credenciamento e da cerimônia de abertura, os participantes serão divididos em grupos de trabalho e terão a tarde para ler e discutir o conteúdo, propondo ou não alterações.

“O objetivo é trazer o plano para a discussão, para que as políticas públicas e as políticas afirmativas sejam realmente garantidas”, observa o coordenador municipal de Igualdade Racial, Beto Gonçalves, destacando que a discussão envolve o Governo Municipal e a sociedade civil – principalmente, por meio dos movimentos sociais e do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Depois de ser reelaborado no Seminário, o relatório final do plano ainda passará pela Procuradoria Geral do Municipal e pela Secretaria Municipal da Transparência e do Controle. Em seguida, será enviado à Câmara de Vereadores, onde será submetido a três votações, antes de ser finalmente aprovado.

Segundo Beto Gonçalves, o documento terá a função de “nortear” a aplicação de políticas públicas e afirmativas instituídas no município, com abrangência sobre comunidades quilombolas e que sejam identificadas com as religiões de matriz africana, além de índios e ciganos.

Confira a programação do Seminário de Igualdade Racial:

Texto e imagem: Ascom PMVC.