A psicóloga da Semtre, Jamille Brito: “Foi uma experiência bastante enriquecedora”

 

Visando a capacitação e formação de agentes de trânsito, a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) faz atividades de treinamento constantes, com o objetivo de habilitar tecnicamente os servidores da área. Agora, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), uma das atividades se transformou em um trabalho apresentado no VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT), realizado entre 11 a 14 de julho de 2018 na cidade de Goiânia (GO).

 

A atividade, ministrada pela psicóloga Jamille Brito Gomes, buscou fornecer subsídio pedagógico e psicológico para que eles atuassem nas vias públicas de Vitória da Conquista como agentes fiscalizadores e orientadores.

 

Por meio de aulas expositivas, leituras e atividades práticas, a psicóloga explicou como identificar, através da análise e interpretação do comportamento humano, as formas mais eficientes de lidar com as pessoas.

Refletiu, ainda, sobre os papéis, as atitudes e o comportamento do agente de trânsito como líder e as estratégias de enfrentamento que possibilitem sua pronta atuação em situações adversas.

 

A atividade, que gerou muitos elogios entre os profissionais, transformou-se em um trabalho escrito e formatado pela psicóloga, submetido e aceito no VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho 2018 (CBPot), vinculado à Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPot).

 

Jamille Brito esteve presente no Congresso e ressaltou a importância da Prefeitura no evento: “Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois além de compartilhar um pouco do nosso trabalho, tive a oportunidade de participar de dois cursos durante o evento”. Segundo ela, os cursos geraram ideias para novas intervenções para a comunidade local.