Prêmio reconhece iniciativas em prol do aleitamento materno em Salvador
Foto: GaúchaZH
Podem participar entidades cujas experiências ofereçam ações educativas, culturais ou de proteção social, alinhadas ao conceito do aleitamento materno; saiba como se inscrever.
Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para o Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno. A iniciativa visa identificar, reconhecer, estimular e dar visibilidade a experiências bem sucedidas que contribuam para garantir o direito de amamentar e de ser amamentado.
Podem participar instituições governamentais, privadas e organizações da sociedade civil, exclusivamente de Salvador, cujas experiências ofereçam ao público materno infantil ou profissionais ações educativas, culturais ou de proteção social, alinhadas ao conceito do aleitamento materno/amamentação, e que respeitem a Lei 11.265/2006 (que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura correlatos) e a NBCAL/2002 (norma brasileira para comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e protetores de mamilo).
As entidades vencedoras participarão de um evento, ainda em data a ser marcada, onde receberão um troféu de reconhecimento dos organizadores da iniciativa: Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (COAMAS), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Comitê Estadual de Aleitamento Materno (CEAM).
As inscrições no Prêmio podem ser feitas através da internet pelo seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdDvnMnQhGn8ZEl-ATxwuothn68dz7y-MkiuIiWRGi27zIiUA/viewform?fbclid=IwAR0cNUdIYmyFDRR5p10F6RHzLjaFOefa2xerdaRPAbmxvLCqU0GzKTms5Qsou solicitando a ficha de inscrição em word pelo e-mail premiopraticasaleitamento@gmail.com. A ficha de inscrição também está disponível na página oficial da Semana do Bebê de Salvador.
Nesta edição do prêmio, poderão ser inscritas as experiências realizadas de forma gratuita e que tenham sido iniciadas conforme as seguintes categorias:
Ação preexistente – Nesta categoria poderão ser inscritas as experiências iniciadas há pelo menos um ano (portanto, antes de 16 de agosto de 2017), em Salvador.
Ação Iniciante – Nesta categoria poderão ser inscritas as experiências iniciadas entre 16 de agosto de 2017 e 3 de setembro de 2018, em Salvador.
As experiências deverão ser vinculadas à uma das três modalidades descritas a seguir, sendo que no ato da inscrição, o responsável por esta, indicará a modalidade a qual pertence:
Unidade Básica de Saúde (UBS_, Unidade de Saúde da Família (UBASF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Unidade hospitalar.
Atuação comunitária e ou acadêmica.
Além disso, haverá três prêmios especiais relacionados aos seguintes aspectos:
Inovação – Para o projeto mais inovador
Participação – Para o projeto com a melhor estratégia de participação da família no incentivo ao aleitamento materno
Comunicação – Para o projeto com a melhor estratégia de comunicação
As organizações e instituições (incluindo as unidades de saúde pública e hospitais privados) poderão inscrever até duas experiências em cada categoria, porém apenas uma será selecionada em uma das categorias.
Mais informações sobre o prêmio podem ser podem obtidaspelo e-mail premiopraticasaleitamento@gmail.com.