fbpx

Começa a circular a nova frota do transporte coletivo de Vitória da Conquista

Os ônibus começaram a circular no início da manhã desta quarta-feira (12)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já colocou nas ruas a nova frota do transporte coletivo de Vitória da Conquista. São nove veículos que irão atender as linhas R03 (Pradoso/Centro), R04 (Santa Marta/Centro), R06- Senhorinha (Cairo/Centro), R17 (Lagoa das Flores/Centro) e D42 (Lagoa das Flores/Uesb). Trata-se das linhas do Lote 01, que estavam sendo executadas de forma emergencial com veículos da Viação Novo Horizonte com gratuidade. Além dos nove ônibus, há dois reservas em caso de necessidade.

Os ônibus começaram a circular no início da manhã desta quarta-feira (12), sem atrasos. De acordo com o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, “desde o abandono dessas linhas pela Cidade Verde, o Município se preparou internamente, entrou no sistema de bilhetagem para que a gente pudesse cobrar a tarifa do usuário. Então agora, nós vamos operar essas cinco linhas cobrando a tarifa normalmente, como acontece em todo o sistema”.

Ainda segundo o Secretário, em até 45 dias, o Município deve operar com toda a frota emergencial do Lote 1, “as outras linhas do Lote 1 também passarão a ser operadas diretamente pelo Município, Para que a população não fique sem transporte coletivo, até que uma empresa vença o processo licitatório”, acrescentou.

Nova frota recebe elogio dos passageiros

Os passageiros elogiaram os novos ônibus. Para eles, os veículos são mais confortáveis e não atrasam. O Senhor Erli de Oliveira, morador da Lagoa das Flores, pegou o ônibus pela primeira vez e gostou do que viu: “o ônibus tá ótimo, passou no horário normal, gostei muito! Fazendo o itinerário certo, com motorista e cobrador excelentes”. Dona Selma dos Santos pegou o ônibus para o Pradoso e aprovou a mudança, “achei boa, os ônibus estão passando no horário”.

Os veículos passaram por vistorias da equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e são adaptados para os cadeirantes. Com o retorno da frota de ônibus urbano nessas linhas, terão gratuidade às passagens os idosos (maiores de 65 anos), crianças menores de seis anos e portadores de necessidades especiais, além dos seus acompanhantes. Os estudantes também voltam a pagar a meia passagem.

Na semana passada, a Prefeitura de Vitória da Conquista já havia anunciado que a nova frota de ônibus começaria a operar nesta quarta-feira.

O objetivo é que, gradualmente, a Prefeitura passe a operar todas as linhas do Lote 01

Entenda – Em agosto do ano passado, a Prefeitura e a Cidade Verde firmaram um contrato tácito, por conta do cancelamento do contrato com a segunda permissionária que atuava na cidade, a Viação Vitória. Com isso, a Cidade Verde, que já operava as linhas do Lote 02, assumiu também o Lote 01 do transporte coletivo de Vitória da Conquista.

Neste mês de abril, a Cidade Verde abandonou cinco linhas do Lote 01. Como se trata de um serviço essencial para a população, a Prefeitura entrou com uma ação imediata para garantir a sua continuidade, contratando a Viação Novo Horizonte para cobrir os bairros que ficaram desassistidos.

Essas cinco linhas passaram a ser assumidas pela Administração Municipal e iniciam um processo de transição, que terá continuidade nas próximas semanas. O objetivo é que, gradualmente, a Prefeitura passe a operar todas as linhas do Lote 01 que ainda vêm sendo executadas pela Cidade Verde. Texto e fotos: Secom PMVC