fbpx

CJCC de Vitória da Conquista está com inscrições abertas para o Clube de Ciências

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, unidade da rede estadual de ensino, está com inscrições abertas para o Clube de Ciências. O clube tem como objetivo fomentar a iniciação científica, reunindo jovens que tenham interesse pela pesquisa, para discutir e criar projetos que buscam solucionar problemas cotidianos da sua comunidade. A atividade é direcionada aos estudantes da rede estadual da Bahia matriculados no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou na Educação Profissional e Tecnológica. Os interessados podem se inscrever, através do link https://forms.gle/DyDPbinfEb8YL3AB7. A primeira reunião, que marcará a inauguração do Clube, será realizada no dia 4 de julho, às 16h, no CJCC de Vitória da Conquista.

A coordenadora do Clube, Karine Brasil, explica que o clube estimula o fazer ciência em sala de aula. “O Clube de Ciências é uma experiência nova que vamos começar no CJCC. Vamos agregar jovens que se interessam pela ciência, que gostam da pesquisa e de inventos. Nele, iremos tratar sobre conhecimento científico, montar projetos e realizar experimentos que os alunos adoram e, ainda, estruturar nossa Feira de Ciências”, revela.

Educação científica na rede

A Secretaria da Educação estimula a criação dos clubes de ciência no âmbito do projeto Ciência na Escola, fomentando, também, a realização das feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo e, consequentemente, da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que chega à 8ª edição. As feiras escolares, como é o caso do CJCC de Vitória da Conquista, acontecerão de 1º de agosto a 30 de setembro de 2019 e são compostas pela exposição e mostra de trabalhos realizados por estudantes sob a orientação de um professor. Os projetos para a feira escolar, em geral, partem de uma situação-problema, para a qual podem ser idealizados um processo, um modelo, um invento ou um experimento científico para resolvê-la ou minorá-la, gerando um resultado, modelo, protótipo ou outro tipo de produção, de tal forma que possa ser avaliado por sua utilidade; relevância social ou científica.

Os trabalhos selecionados nas feiras escolares deverão ser submetidos à 8ª FECIBA, no período de 1º a 20 de outubro. A FECIBA é considerada uma estratégia de divulgação e popularização científica, que envolve mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo estudantil. Na atividade, os estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica, orientados por docentes, apresentam projetos desenvolvidos em sala de aula, que fortalecem o domínio de competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento.

Sobre os Centros Juvenis

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) têm sido um ponto de encontro dos estudantes que, no turno oposto aos quais estão matriculados, participam de cursos e oficinas oferecidos. Os centros ampliam a jornada escolar, diversificam o currículo dos estudantes e ampliam o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas com as atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência.