fbpx

Coelba intensifica ações de combate ao furto de energia no Sudoeste baiano

A Coelba realizou mais uma Operação Varredura de combate ao furto de energia nos municípios de Itapetinga, Itambé, Itororó, Iguaí e Caatiba, no Sudoeste da Bahia. Na operação, os técnicos da distribuidora percorreram os municípios e realizaram inspeção de unidades residenciais, comerciais e rurais. A ação autuou 50 unidades consumidoras, 22 delas com fraude.

Este ano, já foram realizadas quase nove mil inspeções e a normalização de 2.389 unidades encontradas com ligação irregular na região. A energia recuperada nessas operações é suficiente para abastecer o município de Caatiba durante nove meses.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como denunciar – Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br.