fbpx

Programa PROCRIAR da UESB firma parceria com abatedouro da região

Programa de Apoio à Caprinovinocultura – PROCRIAR

Há mais de vinte anos, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio do Programa de Apoio à Caprinovinocultura (Procriar), desenvolve ações que contribuem com a cadeia produtiva de caprinos e ovinos na região Sudoeste. Em julho deste ano, o Programa deu mais um passo importante. Com o objetivo de agregar valor ao processo de comercialização, o Procriar firmou uma parceria abatedouro inspecionado.

Agora, os produtores da região poderão comercializar animais abatidos de acordo com as normas de segurança alimentar e, também, com uma melhor qualidade. Com a parceria, o entrave para o escoamento da produção deve ser minimizado, visto que os produtores passam a contar com mais uma opção de comercialização.

Segundo o professor Jurandir Ferreira, coordenador do Procriar, essa conquista, realizada em parceria com a empresa Confrigo e com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, é inédita. “O lado positivo é que, agora, o produtor tem uma opção a mais de mercado. Além da segurança de quem vai comprar, eles poderão se organizar melhor, por meio de cooperativas, por exemplo, para adquirir melhorias para a produção e investimentos”, comentou o professor.

Ainda de acordo com coordenador, outros benefícios virão para os produtores da região, como o aumento do número de compradores, que incluem restaurantes e rede de supermercados; a participação em licitações públicas para fornecimento de merenda escolar; e a agregação de valor comercial ao produto.

Por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), os produtores de animais da região poderão fornecer a carne abatida em todo o território estadual. A expectativa é que futuramente esses produtos também possam ser fornecidos em todo o país. Texto e foto: Ascom UESB.