fbpx

Sebrae e Abrasel lançam cursos para qualificar empresários do setor de bares e restaurantes

Os cursos são parte do projeto Gastronomia Digital e vão contemplar 30 diferentes temas, seguindo a metodologia de aprendizado rápido (Fast Learning)

O Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes acabam de lançar, cursos especificos para qualificar gratuitamente micro e pequenos empreendedores do setor de alimentação fora do lar. O anúncio foi feito durante o 31º Congresso Nacional da Abrasel, realizado em Brasília. Durante o evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou que o segmento é um dos que mais gera empregos no país, principalmente entre os pequenos negócios. A ação conjunta entre as duas instituições possibilita o aprimoramento dos conhecimentos de potenciais empresários nas áreas de gestão de pessoas, gestão da empresa, qualidade e processos, projeto e gestão do produto.

Carlos Melles destacou que o país vive um momento propício para a expansão dos pequenos negócios. “O potencial é grande e o momento é agora”, afirmou o presidente do Sebrae, ressaltando a importância do setor de bares e restaurantes para a economia. “Cada vez mais, nós brasileiros nos alimentamos fora de casa, por isso esse setor emprega cerca de seis milhões”, observou Melles, afirmando que o Sebrae está em sincronia com o segmento.

O compromisso de Carlos Melles foi ratificado pelo secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. “O Sebrae e a nossa secretaria estão juntos para apoiar um setor que é muito importante para a economia brasileira, que são os bares e restaurantes, que representam mais de um quarto dos gastos da família brasileira”, disse o secretário.

Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o país vive um momento político de oportunidades únicas. “A pauta das ruas foi encampada pelo Executivo e pelo Legislativo e há convergência entre os dois poderes”, observou. O presidente da Abrasel ressaltou que um dos exemplos foi a aprovação da reforma da previdência. “A fase seguinte é destravar o Brasil”, acrescentou Solmucci, se referindo às ações de desburocratização dos pequenos negócios. “A força do setor de alimentação fora do lar é um exemplo de como caminhar, apesar das dificuldades”, ressaltou George Teixeira, presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

A parceria prevê o desenvolvimento de conteúdos que vão contemplar 30 diferentes temas, seguindo a metodologia de aprendizado rápido (Fast Learning), com o uso de vídeos de curta duração e e-books, que estarão disponíveis aos participantes, em plataforma online. A escolha dos temas que serão tratados foi feita a partir de uma pesquisa realizada com 120 empresários de bares, restaurantes, cafés, padarias, lanchonetes, dentre outros. Para ter acesso aos cursos, é preciso entrar no ambiente e se inscrever:  www.sebrae.com.br/abrasel. A inscrição é gratuita.