fbpx

Temporal causa transtornos em Vitória da Conquista na noite desta quinta-feira

Após madrugada de chuvas fortes em Vitória da Conquista, as equipes da Prefeitura estão desde cedo nas ruas da cidade trabalhando para resolver os estragos causados pelo temporal.

Texto e imagens: Secom PMVC

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) informa que a média do volume de chuvas* registrada nesta madrugada (06) foi de 71.5mm.

Fonte: Defesa Civil de Vitória da Conquista

As equipes da Defesa Civil, do Simtrans, Serviços Públicos e do Programa de Ressocialização de Detentos Começar de Novo estão nas ruas desde as primeiras horas do dia, verificando os estragos, orientando o trânsito em lugares críticos e fazendo a limpeza, procurando assim minimizar o impacto das fortes chuvas.

*Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, acumula-se o equivalente a quase 250 caixas d´água de mil litros em 500 metros de rua.

Os locais mais afetados foram o canal do bairro Santa Cecília, Avenida Brumado, Avenida Bartolomeu de Gusmão, Praça Vítor Brito, Avenida Régis Pacheco, Terminal de Ônibus da Lauro de Freitas, alto do Bruno Bacelar, rua Paulo Filadélfo e Condomínio Vila Bonita.

Cerca de 60 servidores estão atuando nas áreas afetadas, para minimizar os danos. A limpeza de canais e bueiros está possibilitando a desobstrução do escoamento de água. No canal do bairro Santa Cecília, por exemplo, a água chegou a dois metros de altura.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199.

Bairro Jurema recebe Mutirão

 

Desde o início da semana, toda a comunidade do bairro Jurema e dos loteamentos Leblon e Bela Vista, está sendo beneficiada com a 14ª edição “Mutirão Bairro Legal”, promovido por diversas Secretarias Municipais, recebendo ações de melhorias na infraestrutura, limpeza iluminação das vias, além de orientações de saúde.

As equipes de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias da Secretaria de Saúde estão batendo de porta em porta informando os moradores com orientações preventivas sobre o Coronavírus (Covid-19), o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a importância da vacinação contra o sarampo. Além de estar convidando a população do bairro para comparecer à Prefeitura Móvel.

Luciete Fernandes foi uma das moradoras do bairro que recebeu em casa a visita dos agentes na manhã desta quinta-feira (05). Para ela, é importante o trabalho que a prefeitura está realizando no bairro: “Mesmo que estamos vendo nas reportagens, a gente fica morrendo de medo e precisamos muito ter um conhecimento mais de perto. Estão trabalhando muito bem! E também vou aproveitar a oportunidade para ir à Prefeitura Móvel para esclarecer e buscar alguns serviços que estou precisando, já que está pertinho de casa”.

Quem também esteve presente no mutirão foram as equipes da Secretaria de Serviços Públicos, que intensificaram as ações de limpeza, melhorias na infraestrutura, reposição de lâmpadas, atividades de conscientização ambiental, restauração e pintura de faixas e meios-fios. “Já realizamos uma grande limpeza no bairro Jurema, preparando as ruas para as obras de pavimentação que estão acontecendo. Quando a população vê a Prefeitura chegando com esses serviços, percebe que estamos promovendo o bem-estar de todos”, destacou Luís Paulo Sousa, secretário de Serviços Públicos.

As atividades tiveram início na segunda-feira (2) e seguem até a próxima quarta (11), quando o bairro Jurema irá receber a 15ª edição da Prefeitura Móvel.

15ª edição da Prefeitura Móvel – O Mutirão Bairro Legal acontece como uma fase preparativa para que o bairro receba a Prefeitura Móvel, que acontece na próxima quinta-feira (12) na Quadra Poliesportiva da Praça José Garanto, das 8h30 às 15h, no bairro Jurema. Na oportunidade, serão ofertados serviços de saúde, ações socioassistenciais, além de projetos de esporte, cultura e incentivo ao empreendedorismo. Toda população da localidade está convidada a participar.