fbpx

Bancos abertos nos feriados: só para saques do Auxilio Emergencial e beneficios

BANCÁRIOS E FENABAN NÃO CHEGAM A ACORDO SOBRE FERIADOS

No último sábado (23), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, os demais sindicatos do estado e a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe se reuniram com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir o funcionamento das agências na próxima semana após o governo do Estado publicar um decreto que antecipou para a próxima segunda (25) e terça (26) os feriados do São João e da Independência da Bahia.

As entidades se posicionaram contra a abertura das agências nos feriados e a Fenaban alegou que milhares de pessoas estão aguardando para receber os benefícios sociais e para isso pretendem abrir somente para a realização destes pagamentos, com a presença de menos de 30% dos funcionários. De acordo com as empresas, o critério seria por adesão, desde que houvesse um quantitativo mínimo para assegurar que os benefícios sejam pagos em cada unidade.

Os sindicatos defenderam então que, caso os bancários fossem convocados para trabalhar, deveriam receber as horas extras integrais e não fosse utilizado banco de horas. Contudo, aos representantes dos bancos informaram que não tinha uniformidade quanto a isto, mas é sabido que Caixa, Itaú e Bradesco já se comprometeram a pagar as horas extras.

As entidades da categoria também reafirmaram a reivindicação para que todos os bancários, vigilantes e prestadores de serviço fossem submetidos a testes para Covid-19.

“É inaceitável que os bancos desrespeitem a antecipação dos feriados estaduais, justamente no momento em que o governo do Estado busca aumentar o isolamento das pessoas para conter a propagação do vírus. Não concordamos com a abertura das agências nos feriados. Caso haja abertura, ela ocorrerá por conta dos bancos e cobraremos a remuneração dos bancários que trabalharem, conforme estabelecido em nossa convenção coletiva”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

A diretoria do SEEB/VCR está trabalhando em regime de plantão. Caso algum bancário se sinta ameaçado, solicitamos que entre em contato com a entidade. Mais informações sobre as negociações serão postadas no site e em nossas redes sociais.