fbpx

Uninter disponibiliza cursos de extensão gratuitos na saúde para todo o país

Cursos foram criados para auxiliar população, comerciantes e profissionais da saúde em período de pandemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3,5 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados, destes, cerca de 250 mil pessoas morreram. Ter uma grande parcela da população esclarecida, centros comerciais seguindo regras de higienização e profissionais da saúde qualificados, é um fator de auxílio na redução dos impactos causados pela pandemia.

Pensando em todos os profissionais que não podem aderir ao isolamento social e estão diariamente arriscando suas vidas, na linha de frente do combate ao novo coronavírus, o Centro Universitário Internacional Uninter está disponibilizando para o público geral quatro novos cursos de extensão gratuitos.

“Em um momento em que a humanidade se vê ameaçada e inúmeras vidas estão em jogo, acreditamos que mais do que nunca devemos estar lado a lado desses heróis anônimos da área da saúde. Depois de muito analisar, ofertamos de forma gratuita cursos que efetivamente possam fazer a diferença na vida desses profissionais e também da sociedade em geral”, afirma Rodrigo Berté, diretor da Escola de Saúde, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Além disso, os professores da Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da instituição se reuniram em abril, para produzir álcool 70% no laboratório de microbiologia. Foram preparados frascos exclusivos para doação. Também já foram doadas máscaras para funcionários da Secretaria da Saúde e para a Guarda Municipal. “É um momento de ajudar e essas foram algumas das formas que encontramos de usar nosso conhecimento e estrutura para fazer o bem”, explica o diretor Berté.

Cursos de extensão gratuitos

As proteções contra o coronavírus também devem ser adotas em casa. No curso “Boas práticas em domicílio: Prevenção e convivência com o Coronavírus e outros microrganismos” os participantes conhecerão quais as medidas e as ações que as pessoas devem realizar em suas casas para evitar a contaminação e disseminação do vírus e outros microrganismos.

Pensando em atender o mercado crescente de empresas de alimentos que estão fazendo entregas por delivery, a Uninter também preparou um curso de extensão para os profissionais da área de alimentos – como manipuladores de alimentos, gestores e responsáveis técnicos de restaurantes, indústrias de alimentos e bebidas, nutricionistas, etc.

No curso “Boas Práticas na manipulação de alimentos” os alunos terão a oportunidade de aprender como minimizar os riscos de doenças. Aborda diferentes itens exigidos pela legislação atual para os serviços de alimentação e auxilia os profissionais na elaboração ou atualização do seu Manual de Boas Práticas de Manipulação de alimentos, manual este, exigido pela Vigilância Sanitária.

Já na área da saúde, dois cursos estão sendo oferecidos.

O primeiro deles é o “Emergências Respiratórias: Ventilação Artificial”, que tem como foco atualizar acadêmicos e profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, médicos e enfermeiros) dos conhecimentos necessários ao manejo do paciente em situação de emergência das vias aéreas.

O segundo é o “Boas Práticas Farmacêuticas frente a Pandemia do Coronavírus”. Este tem como objetivo demonstrar aos farmacêuticos, práticas que podem ser adotadas para minimizar o risco de transmissão do coronavírus e também repassar orientações sobre a doença.

“A população sendo orientada e esclarecida sobre como criar mecanismos de prevenção, fará com que o achatamento da curva da Covid-19 aconteça logo. Vivemos com um inimigo invisível e os cuidados que devemos ter, seja, na manipulação de alimentos, no isolamento social, nas dinâmicas e cuidados do dia a dia ajudarão muito”, afirma Berté.

Cada curso tem carga horária de 60 horas, é gratuito e dá direito a certificado. E as inscrições podem ser realizadas pelo link: http://www.uninter.com/extensao/eventos/cursos-gratuitos-covid-19