fbpx

As máscaras estão em alta na moda: se precisar de sair de casa, use máscaras

Prefeitura conscientiza sobre importância da utilização de máscara caseira pela população geral

Máscaras caseiras ajudam na prevenção ao Coronavírus! O modelo N95/PFF2 e as máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas por profissionais dos serviços de saúde e por pessoas sintomáticas.

A orientação primordial permanece: fique em casa! Mas se você precisar sair ou permanecer em um lugar onde há maior circulação de pessoas, use uma máscara caseira, como mais uma forma de se proteger do novo coronavírus (Covid-19). Essa é a recomendação do Ministério da Saúde.

As máscaras cirúrgicas e o modelo N95/PFF2 devem ser usadas, prioritariamente, pelos profissionais dos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a máscara caseira, aquela de pano e que pode ser feita em casa por qualquer cidadão, a partir de uma camiseta de algodão, por exemplo, funciona como uma barreira física. Ela impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca.

Por isso, é fundamental que ela esteja bem ajustada ao rosto, sem espaços nas laterais, e tenha, pelo menos, duas camadas do pano que você escolheu para confecciona-la (além do tecido de algodão, tem o tricoline, TNT, entre outros). Para facilitar o ajuste, a máscara deve ter elásticos ou tiras para amarrar. Veja nas nossas redes sociais como produzir suas máscara em casa.

Quanto à higiene, é importante destacar: a máscara é individual! Ou seja, cada pessoa que mora com você deverá ter a sua. Nada de compartilhar! E, para lavá-la, utilize água sanitária, deixando-a de molho por 10 minutos. Após enxaguar e secar, passe a máscara com ferro quente e guarde-a em saco plástico.

Cuidado complementar – Lembre-se! O uso da máscara caseira não exclui a necessidade dos cidadãos cumprirem as demais recomendações do Ministério, como manter o distanciamento social, a etiqueta respiratória e os hábitos de higiene, entre eles a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel.