fbpx

Instituto promove ciclo de Conferências aos candidatos a prefeitos pelo Brasil

As conferências subsidiarão os candidatos a prefeito na elaboração dos seus Planos de Governo, nova exigência instituída pela Resolução Eleitoral nº 23.609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Com o objetivo de levar às futuras administrações subsídios para que realizem gestões consequentes e com ampla empatia da sociedade, disseminando informações úteis, factíveis e seguras aos eleitores, o Instituto de Engenharia (IE) realizará as “Conferências Subsídios para Elaboração do Programa de Governo”, treinamento voltado para candidatos a prefeito e suas equipes de campanha, com vistas a necessidade da entrega de um Programa de Governo no ato do registro da candidatura, dia 26 de setembro.

Essa capacitação é coordenada por Celso Matsuda, Doutor em Comunicação pela USP e Sergio Kobayashi, jornalista e consultor de organização para campanhas eleitorais.

“Vamos promover conferências articuladas, com muita troca, moderna e repleta de cases de sucesso que vão estimular um conhecimento imediato no candidato e na sua equipe para que estejam preparados para adotar propostas que revolucionem e ajudem no desenvolvimento dos seus municípios”, afirma Celso Matsuda, curador das Conferências pelo Instituto de Engenharia.

Esse aprimoramento na legislação eleitoral melhora procedimentos e detalha aspectos operacionais, como a adoção de medidas preventivas contra condutas ilícitas no registro de candidaturas, sobretudo contra fraudes relacionadas à cota de gênero, transparência e compliance .

As Conferências acontecerão a partir 3 de agosto, das 9h às 15h com participação de diversos profissionais, que abordarão cases consagrados na administração brasileira, como exemplos: o sucesso da gestão educacional na cidade de Sobral/Ceará, que nos últimos dez anos tem os maiores índices do IDEB no Brasil, ou o “Mãe Curitibana”, programa destinado a gestantes que foi referenciado como o mais inovador do País nos últimos 15 anos e foi copiado por dezenas de outros municípios no Brasil.

Dentre os conferencistas estarão entre eles: Celso Matsuda, Sergio Kobayashi, Iberê Bandeira de Melo, Xico Graziano, Jean Pejo, Maria da Penha Pereira Nobre, Julio Cesar da Costa Alexandre, Dep. Michele Caputo, Cel. José Roberto Oliveira, Dr. Eduardo Benetti, Ektor Pasini, Dr. Moacir Marques da Silva e entre outros.

“O IE tem um papel representativo no cenário eleitoral brasileiro e a nossa casa está sempre aberta para todos as lideranças nacionais e estaduais, mas com esse evento, pensamos em um passo anterior a conquista de eleição, no treinamento desse político para que ele desenvolva um trabalho consistente, moderno, bem estruturado e que pense no avanço do seu munícipio e em propor, principalmente, qualidade de vida ao seu munícipe”. As conferências são abertas também aos candidatos a Vereador, na medida em que estes devem estar à altura da missão constitucional de legislar e fiscalizar as administrações municipais, comenta Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.

Os valores de inscrição para todo o ciclo de conferências serão de acordo com o número de habitantes do município, podendo variar de R$ 30 até R$ 300. Elas já estão abertas e podem ser feitas pelo http://www.institutodeengenharia.org.br/site/conferenciaseleicoes/#.

Sobre o Instituto de Engenharia

O Instituto de Engenharia é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.

Sobre a Trama Comunicação

Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa “Agência de Confiança”, realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.