fbpx

Serasa lança seu primeiro curso digital de educação financeira em youtubers

Batizado de “Trilha Financeira”, o curso amplia o acesso gratuito a informações sobre como lidar com seu dinheiro

Um dos importantes pilares da Serasa é a educação financeira e como levar o máximo de informação para que as pessoas não sofram com dívidas e/ou façam mau uso do seu dinheiro. Para isso, a empresa criou o bem-sucedido Serasa Ensina que hoje conta com mais de 3 milhões de acessos mensais no portal, além dos 224 mil inscritos em seu canal do Youtube e dos milhares de plays no podcast.

Mas o esforço em educar a população não para por aí. A empresa amplia seu leque de conteúdo, promovendo ainda mais conhecimento para os consumidores: trata-se do “Trilha Financeira”, primeiro curso digital da Serasa sobre educação financeira totalmente gratuito.

O curso foi dividido em 7 módulos, que abordam assuntos específicos. O primeiro será sobre orçamento: desde entender o que é um e para que serve, como fazer e os cortes de gastos necessários, além de dar orientações de como ganhar uma renda extra para turbinar o orçamento.

O segundo abordará serviços bancários: quais os tipos de contas que existem nos bancos (corrente, poupança, salário, digital etc.), cheques e todas as suas variações, diferença entre DOC e TED e como funcionam as análises que os bancos fazem, como score de crédito, por exemplo.

O terceiro módulo, sobre dívidas, aborda desde os diferentes tipos de dívida, a importância de conversar com os familiares sobre o assunto e estratégias para economizar na hora de negociá-las.

O quarto módulo, com foco em renda, dá dicas de como conseguir um emprego, melhorar a qualificação profissional e apresenta aulas relacionadas a renda informal, formalização de um negócio e empreendedorismo.

Ao longo dos próximos meses, serão lançados os 3 módulos restantes:  diferentes tipos de crédito; cuidados para evitar fraudes; e realização de sonhos (casa, carro, estudos, viagem, etc.).

Cada módulo tem a duração média de 1h30 e além das aulas online, o “Trilha Financeira” deixará disponível textos de apoio que poderão ser baixados ou impressos pelo aluno.

Ajudinha especial

Um dos grandes diferenciais do “Trilha Financeira”, sem dúvida é sua didática dinâmica e de fácil compreensão, criando um ambiente descontraído e favorável para que o usuário termine seu módulo sabendo exatamente o que fazer para melhorar suas condições financeiras. Mas o incentivo não para por aí: o curso é apresentado por Youtubers famosos do universo das finanças, como: Nath Finanças, Patrícia Lages, Mirna Borges e Nathaly Dias do canal Blogueira de Baixa Renda. Além das Youtubers, conta com a ajuda de Vitor Coff Del Rey que é Head da Ponte para Pretos, iniciativa que divulga informações, oportunidades de mercado, estágios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, com o objetivo de conectar trajetórias e gerar oportunidades.

Para Joyce Carla, coordenadora da Serasa, a participação de pessoas influentes no meio só reforçam a autoridade que o Serasa Ensina criou ao longo dos anos e como é importante unir forças para ajudar o consumidor a entender melhor sobre seu dinheiro: “Nós queremos suprir a falta de educação financeira no Brasil, que é uma das causas que levam as pessoas a contrair dívidas e pensar em formas de recuperar suas finanças. Para isso, o curso foi estruturado para permitir que o consumidor tenha uma jornada específica de aprendizado, de acordo com seu momento financeiro”, explica Joyce.

Inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da Serasa (www.serasa.com.br). Qualquer pessoa com cadastro na Serasa pode acessar o curso e começar a Trilha Financeira. Ao final de cada módulo, o consumidor recebe um certificado. Vale destacar que o todo conteúdo está acessível através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Link: https://www.serasa.com.br/ensina/curso-ead-financas-trilha-financeira/

Sobre a Serasa

Desde 2012, a Serasa é o braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Em 2017 passou por uma reformulação, se tornou startup e lançou diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do consumidor, como Serasa Score, Serasa eCred, Serasa Antifraude, Serasa Ensina e Novo Serasa Limpa Nome. A intenção de ter todos esses produtos é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa.