fbpx

Informações sobre o pleito: TRE-BA lança “Guia das Eleições 2020”

Publicação visa apresentar à imprensa e ao eleitor, as principais informações do pleito; guia es...
No site https://www.tre-ba.jus.br o leitor fica sabendo onde votar usando seu CPF

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acaba de lançar o “Guia das Eleições 2020”. Com o objetivo de apresentar, à imprensa e ao eleitor, as principais informações do pleito, o documento reúne, em uma única publicação, dados estatísticos e informações relevantes do cenário eleitoral. O guia está disponível nas versões para impressão (formato PDF) e virtual, no endereço eletrônico: https://guiadaseleicoes2020.tre-ba.jus.br/.

O guia é organizado por blocos temáticos, em ambos os formatos. Na versão web, o usuário escolhe o assunto de seu interesse, o que permite a consulta dinâmica aos dados de forma simples e livre. Já na versão impressa, o guia reúne dados, de forma mais detalhada, que mostram o quantitativo de eleitores aptos a votar, o número total de pedidos de registro de candidaturas, subdividindo esses itens por grau de instrução, gênero, faixa etária e cor/raça. A publicação em PDF traz ainda informações sobre os colégios eleitorais, os locais de votação e as seções eleitorais e distribuição do território estadual em zonas eleitorais, entre outras.

Na avaliação do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, o guia visa “contribuir para o sucesso na empreitada democrática que se apresenta”. A iniciativa, para o presidente, pretende “colaborar na construção e no exercício da democracia, atuando em ação conjunta com o Tribunal Superior Eleitoral para o bom e eficiente desempenho do processo eleitoral”.

Para o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, com o Guia das Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, além de cumprir com o dever institucional de organizar e administrar as eleições, também visa informar e ser transparente. “O trabalho fomenta a transparência e a publicidade das ações do TRE-BA, mostrando dados e estatísticas que enriquecem a divulgação do retrato das eleições na Bahia”.

O Guia das Eleições 2020 é elaborado desde 2012, pela Assessoria de Comunicação (Ascom). Nesta edição, para a versão impressa, a compilação dos dados teve a curadoria da jornalista Tainara Figueiredo. Já o guia virtual foi desenvolvido pelo servidor Paulo Vieira. O planejamento Gráfico e Diagramação de ambos os formatos foi realizado pelo servidor Tiago Alencar.