fbpx

Câmara comemora Dia da Consciência Negra: entrega troféu “Zumbi dos Palmares”

Texto e imagens: Ascom Câmara

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25, através do Sistema de Deliberação Remota (SDR) uma sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. Participaram da sessão, Eliene Santos Novais – representante do Conselho Municipal de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Comppir), e filha de Oxossi e Martim da Quimbanda, Valdenir Oliveira Santos – Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, e Ubiraci Matildes – Coordenadora  Nacional da Executiva do Fórum  Nacional de Mulheres  Negras e Coordenadora  do Comitê  Técnico  Estadual  da Saúde  da População Negra, além dos vereadores do Legislativo Conquistense.

O Pr. Valdeni Oliveira, da Igreja do Evangelho Quadrangular, lamentou ter que falar sobre racismo, afirmando que o povo está retrocedendo na história, lutando por coisas que já deveriam ter sido conquistadas pela população negra. O pastor também disse que imagina como Deus observa o comportamento do ser humano com tantas pessoas brigando por causa de diferenças individuais e afirmou ensinar sempre aos fiéis de sua comunidade, o amor, a igualdade e a luta comum por estas coisas.

A importância da luta pela igualdade racial e políticas públicas voltados para a educação e a saúde da pessoa negra, foi lembrada por Ubiraci Matildes, Coordenadora Nacional da Executiva do Fórum Nacional de Mulheres  Negras e Coordenadora  do Comitê  Técnico  Estadual  da Saúde  da População Negra. Ela lembrou que o 20 de novembro serve para lembrar a luta do povo negro contra o racismo e a intolerância religiosa. Lembrou ainda que a população negra feminina ainda está na base da pirâmide da igualdade e que mulheres negras na Bahia ainda são maioria e cobrou uma maior atuação do poder público no que se refere a aplicação de políticas públicas para os negros, principalmente para as mulheres.

Membro do Terreiro de Umbanda Oxossi Martim da Quimbanda, Eliene Santos disse se sentir honrada e gratificada em participar de uma Plenária em homenagem a pessoas ilustres.

Os vereadores saudaram os participantes, convidados e homenageados que estiveram presentes na sessão especial desta quarta-feira (25). Em suas falas, eles  afirmaram que o abismo social que existe no país é estrutural da desigualdade entre negros e brancos, mais evidenciado durante a pandemia. Ainda foi destacado pelos parlamentares que todos são considerados iguais, independente de cor, raça ou religião.

Em suas falas, os vereadores também afirmaram que o poder público deve combater todas as formas de preconceito racial e caminhar em direção de uma sociedade mais humanitária e mais igualitária.

Por fim, parabenizaram a Casa por realizar essa importante sessão especial em reconhecimento à luta em favor da população negra de Vitória da Conquista de todo o Brasil. Foram homenageados, Doraci de Oliveira Silva, Fabrícia de Oliveira Silva e Flávio José dos Passos.