fbpx

Atualização dos dados das arboviroses em Conquista: Dengue, Zika e Chikungunya

O Centro de Controle de Endemias publicou mais uma atualização do Boletim informativo com dados da Dengue, Zika e Chikungunya em Vitória da Conquista, até a 48º semana epidemiológica – período de janeiro a 27 de novembro.

DENGUE – Foram notificados o total de 6.729 casos suspeitos, sendo que 4.067 deles apresentaram resultados positivos para a doença. Outros 2.138 casos foram descartados, 438 apresentaram resultados inconclusivos para dengue e 84 pacientes ainda aguardam por resultado laboratorial. Nesse período, foram confirmados dois óbitos de pacientes por dengue grave hemorrágica.

ZIKA – 1.025 casos suspeitos da doença foram notificados. 48 deles tiveram diagnóstico laboratorial positivo para a doença e 239 foram descartadas. Outros 712 casos apresentaram resultado inconclusivo e 26 pacientes notificados esperam pelo resultado laboratorial.

CHIKUNGUNYA – 863 pessoas foram notificadas com suspeita da doença em Conquista. 75 delas tiveram diagnóstico positivo e 423 tiveram resultado descartado para Chikungunya. 365 pacientes seguem aguardando resultado laboratorial.

As ações de prevenção contra o mosquito da dengue devem continuar. É preciso evitar água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente; vedar adequadamente reservatórios de água; limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.

Caso alguém apresente sintomas característicos de uma dessas doenças, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para ser notificado e receber atendimento médico. A população também deve fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias por meio do número (77) 3429-7421.