fbpx

Cartórios de Vitória da Conquista registram alta de nascimentos em janeiro

Imagem Blog Registro Civil
Mesmo com natalidade atingida pela COVID-19 no estado da Bahia, município registra maior alta em nascimentos desde 2004.

A pandemia do novo coronavírus, que deixou um rastro de mais de 800 mortos entre a população conquistense, não gerou impactos nos nascimentos em Vitória da Conquista. Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), com base nos registros de nascimentos realizados nos oito Cartórios de Registro Civil existentes no município, mostra uma alta de 1,19% nos nascimentos em janeiro de 2021, primeiro mês após o período normal de gestação, desde a chegada da COVID-19 no Brasil, em que os casais optaram por ter filhos ou não, já com a crise sanitária instalada no País.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, repositório de estatísticas dos atos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Em janeiro deste ano, foram realizados 511 nascimentos, número 1,19% maior que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 505 registros. O número é ainda 1 ponto percentual maior que a média municipal do mês de janeiro desde 2004, que é de -0,01% ao ano, número que se repete quando se olha o período anual.

No estado da Bahia, os números de nascimentos em janeiro também tiveram queda, foram realizados 13.995 nascimentos, 18,01% menor que o registrado em janeiro do ano passado, quando houve 17.070 registros. O número é ainda quase 19 pontos percentuais menor do que a média histórica estadual do mês de janeiro desde 2002, que é de -0,73% ao ano, número que se repete quando se verifica o período anual.

O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.

Sobre a Arpen/BA

A Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) conta com 217 associados, do total de 286 titulares de Registro Civil do Estado da Bahia distribuídos por todos os municípios e distritos baianos, responsáveis pelos principais atos da vida civil dos cidadãos, entre eles os registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Associação legítima representante da categoria no âmbito estadual e nacional.