fbpx

Pronunciamentos na Câmara Municipal de Conquista na Sessão desta sexta, 26

Imagem Dudé destaca  compromisso e papel fiscalizador da Câmara no combate à Covid-19

Dudé destaca compromisso e papel fiscalizador da Câmara no combate à Covid-19

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador e presidente da Casa, Luís Carlos Dudé (MDB), reforçou o compromisso do Poder Legislativo e sua independência no que se refere à adoção de medidas de combate ao coronavírus e à fiscalização das ações do executivo contra a Covid-19.

O vereador defendeu a busca pela preservação da vida, manifestando o empenho da Casa na atuação contra o coronavírus: “Nós temos o entendimento nesta Casa de que precisamos zelar pela vida da população de Vitória da Conquista”, afirmou.

Dudé disse que todas as medidas adotadas pela Câmara são justamente no sentido de preservar a vida dos cidadãos e que a Casa estará constantemente agindo no papel fiscalizador que a ela compete.

“Eu já disse que essa Câmara, o Poder Legislativo, é independente, e nós continuaremos assim. É isso que a sociedade aí fora tem aplaudido. O papel que esta Casa, que os vereadores têm feito, a   preocupação no tocante ao avanço da Covid-19”, afirmou Dudé, complementando: “É preciso dizer neste momento que o nosso inimigo tem nome e sobrenome: Covid-19”.

O presidente da Câmara também anunciou que não possui ligação nem com o Governo Federal, nem com o Estadual, apenas com o executivo municipal. Mas ressaltou que “quando houver do Governo Federal a participação mais efetiva no sentido de salvar vidas, nós aqui estaremos para fazer a defesa”.

O vereador aproveitou para reforçar o papel da Câmara: “Por isso é que nós montamos aqui a Comissão de Fiscalização que trata do combate à Covid-19, com membros de cada posição política, das bancadas de situação e de oposição, e um membro da Mesa Diretora”, reforçou Dudé, acrescentando: “O nosso pensamento é o de salvar vidas”.

Ivan Cordeiro pede cobertura para a feira de Inhobim e pavimentação da Rua Plínio Flores

Imagem Ivan Cordeiro pede cobertura para a feira de Inhobim e pavimentação da Rua Plínio Flores

Durante o seu pronunciamento o vereador Ivan Cordeiro (PTB) solicitou ao Governo Municipal, a construção da cobertura da feira de Inhobim. “Estive no Distrito de Inhobim, ouvindo as demandas da população. Estou solicitando a cobertura da feira do Distrito de Inhobim e também a pavimentação da Rua Plínio Flores”, contou o parlamentar.

Ainda em seu pronunciamento, Ivan Cordeiro cobrou ao Governo do Estado, a disponibilização de mais leitos de UTI para a região sudoeste do estado, ressaltando a necessidade de descentralização da oferta, a fim de que Vitória da Conquista não receba tantos pacientes. “Prometeu 10 leitos no hospital de Caetité e até agora nada. Estamos aguardando mais leitos para a Região Sudoeste”, disse Cordeiro.

Ele criticou a falta de oferta de leitos do Governo do Estado. “O Governo do Estado tem feito muita propaganda e pouca ação. É fácil fazer toque de recolher, difícil é fazer leitos”, disse. Outra queixa do vereador foi quanto à Central de Regulação, que passou a ser centralizada em Salvador. “É preciso ressaltar: a mudança realizada pelo Governo do Estado na Central de Regulação foi desastrosa”, disse. “O Conselho Municipal de Saúde fica calado”, emendou Ivan em crítica direta ao Conselho.

Nelson de Vivi discorda de medidas restritivas de lockdwon e toque de recolher

Imagem Nelson de Vivi discorda de medidas restritivas de lockdwon e toque de recolher

O vereador Nelson de Vivi (DEM) disse a pandemia está ocasionando muitas dificuldades e mortes, e que é preciso aumentar o debate em torno dessa questão.

Segundo o vereador democrata, ele não é adepto ao lockdow e ao toque de recolher decretados pelo Governo do Estado: “Quando assistimos filmes dos anos 30, época da ditadura, sempre vemos esse tipo de coisa e isso não nos traz boas lembranças”. Disse que a Bahia está amargando esse momento. “Tantas polícias equipadas para afrontar os cidadãos de bem. A ciência não falou nada que atitudes como essas resolvem o problema”, afirmou.

Nelson ressaltou que cerca de 70% de ocupação dos leitos de UTI são de pacientes de fora, e que é preciso resolver isso, independente de o município aderir ou não a alguns decretos. “O governo responde por um desvio de mais de R$ 48 milhões para a compra de equipamentos de UTI, e diz que não tem UTI. Vamos juntos nos debruçar e solicitar do Governo do Estado mais ações de combate efetivas”.

Xandó diz que prefeita “está deixando a cidade em situação de insegurança”

Imagem Xandó diz que prefeita “está deixando a cidade em situação de insegurança”

Para o parlamentar, o melhor caminho a seguir é o da unidade com o Governo do Estado, adotando uma postura colaborativa, beneficiando a todos os cidadãos. “É preciso que caminhemos junto com o Governo do Estado, assim como fizeram outros municípios”, analisou.

Xandó disse que, além das medidas restritivas, a prefeitura precisa atuar também em outras frentes de prevenção. “Além de tomar as medidas restritivas, que a prefeitura se movimente no sentido de proteger a nossa população”, disse ele.

“Ninguém aqui quer lockdown. Queremos a vacina”, afirma o vereador Valdemir Dias

Imagem “Ninguém aqui quer lockdown. Queremos a vacina”, afirma o vereador  Valdemir Dias

O vereador Valdemir Dias (PT) cobrou da Prefeitura de Vitória da Conquista a pavimentação das avenidas Porto Velho e Amapá, no bairro Ibirapuera. Ele ressaltou que os recursos para essas obras já estão no orçamento do município por meio de emenda impositiva do seu mandato, que tem valor superior a R$ 309 mil.

O líder da Bancada de Oposição lembrou ainda o registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, completando um ano nesta sexta-feira (26). Ele lamentou que, após todo esse tempo, o país continue registrando índices alarmantes da doença, com o estrangulamento da oferta de leitos hospitalares tanto na rede pública, quanto na rede privada.

Ainda falando em Covid-19, Valdemir Dias apresentou alguns dados da doença em Vitória da Conquista. “Só essa semana morreram 13 pessoas aqui no município. Em fevereiro, registramos 32 mortes, e de janeiro até agora já foram 76 pessoas que perderam a vida por causa dessa doença”, informou o vereador. 

Valdemir ressaltou a necessidade de acelerar o processo de vacinação para o enfrentamento da doença. “Ninguém aqui quer lockdown, queremos a vacina. No entanto, o negacionismo do Governo Federal atrasou todo o processo de imunização e nos submeteu a esses transtornos. Não podemos relativizar as vidas que estão sendo perdidas”, lamentou o líder. 

O vereador encerrou o discurso afirmando que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista tem feito o seu papel e espera que o Poder Executivo faça a  contrapartida.

Adinilson anuncia manutenção em vias e iluminação pública em Lagoa das Flores

Imagem Adinilson anuncia manutenção em vias e iluminação pública em Lagoa das Flores

Adinilson destacou um ofício encaminhado por seu mandato no dia 18 de fevereiro, ao secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa Santos, solicitando a manutenção no bairro Lagoa das Flores. “Na semana passada, falamos sobre a necessidade de uma limpeza geral no bairro Lagoa das Flores e hoje já está acontecendo”, afirmou Pereira, que também anunciou a reposição das lâmpadas queimadas na região. “Não foi possível contemplar o bairro inteiro com lâmpadas LED, mas acredito que na próxima etapa, o bairro será contemplado”, afirmou.

O vereador falou também da manutenção nos condomínios Vivendas da Serra, Residencial das Rosas, América Única e Europa Unida, que foi iniciada após solicitação à Secretaria de Serviços Públicos, em reunião com representantes dos residenciais. “Hoje mesmo está sendo feita a manutenção no Residencial das Rosas e os moradores estão muito felizes”, disse o vereador.

Por fim, Adinilson Pereira destacou os ofícios encaminhados à Secretaria de Transparência e do Controle, representada pelo secretário Diêgo Gomes. Os ofícios tratam de orçamentos para a realização de obras na região do Distrito de São Sebastião, José Gonçalves e no bairro Lagoa das Flores.

Chico Estrella questiona desencontro de informações sobre doses de vacina destinadas ao município

Imagem Chico Estrella questiona desencontro de informações sobre doses de vacina destinadas ao município

A Covid-19 pautou o discurso do vereador Chico Estrella (PTC) na Sessão Ordinária desta sexta-feira (26). Ele apresentou dados da vacinação em Vitória da Conquista, informando o contraste entre os números da Secretaria Estadual da Saúde e do Governo Municipal. “A Sesab disse que enviou 10.800 doses e a prefeitura afirma que recebeu até o momento 10.610 doses do imunizante. Onde estão as outras 190 doses?”, questionou o vereador.

Chico criticou também o percentual de perdas das doses, estimado em 5% do quantitativo recebido. Ele ressaltou a confiança nos profissionais de saúde, mas frisou a necessidade de saber qual a informação correta em relação ao quantitativo da vacina que está sendo ofertado à Vitória da Conquista.

Outro assunto tratado por Chico Estrella foi a reunião que ocorreu na Secretaria Municipal de Agricultura com o líder da situação, vereador Ivan Cordeiro (PSDB), e membros do Governo Municipal. “Estranhamos o fato de a reunião ocorrer após denunciarmos o empréstimo da patrol de Vitória da Conquista a outro município da região. Agora queremos saber o que ficou decidido neste encontro”, provocou Chico Estrella.

Ele ainda parabenizou a torcida do Flamengo, em nome de Elton Lima, pela conquista do título do Brasileirão 2020.

Delegado Marcus Vinícius diz que Comissão de Legislação não vai acatar projetos genéricos

Imagem Delegado Marcus Vinícius diz que Comissão de Legislação não vai acatar projetos genéricos

Durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 26, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Marcus Vinícius (PODEMOS) destacou a reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF), ocorrida na última quinta-feira, 25, da qual ele [Vinícius] é presidente. A reunião teve como objetivo a análise dos projetos apresentados pelos vereadores e pelo Poder Executivo. 

Segundo Marcus Vinícius, em respeito ao princípio da transparência, a comissão, que é composta também pelos vereadores Chico Estrella (PTC) e Ivan Cordeiro (PTB), decidiu não acatar projetos genéricos, que não trazem informações precisas. “Nós não vamos aceitar projetos genéricos. Eles terão que ser detalhados, com as previsões bem explícitas, de fácil entendimento dos vereadores e da população, porque as pessoas precisam saber o que está sendo aprovado pela Câmara”, disse o vereador.

Viviane cobra aplicação de recursos para salvar vidas em Conquista

Imagem Viviane cobra aplicação de recursos para salvar vidas em Conquista

A parlamentar destacou que a cidade vive um momento crítico em relação ao número de óbitos e infectados, assim como tem ocorrido em boa parte da Bahia e do Brasil. “Não somos uma ilha. Foram 13 óbitos essa semana em Vitória da Conquista”, apontou Viviane, ressaltando que a população espera que o Governo Municipal haja para salvar a vida das pessoas.

Para Sampaio, a cidade de Salvador, governada por um correligionário da prefeita Sheila Lemos (DEM), tem sido exemplo ao agir em parceria com o Governo da Bahia em defesa da saúde da população. “Salvador tem sido um exemplo, atuando em parceria com o Governo do Estado”, disse Viviane, cobrando da chefa do Poder Executivo que abandone as querelas político-partidárias para defender os conquistenses.

Viviane analisou também que a prefeita precisa assumir o protagonismo na gestão, conforme estabelece a hierarquia do poder municipal. “Que ela assuma o protagonismo da sua gestão”, solicitou. 

Lúcia Rocha relata preocupação com a pandemia da Covid-19

Imagem Lúcia Rocha relata preocupação com a pandemia da Covid-19

Segundo a vereadora, Vitória da Conquista precisa de uma atenção especial do Governo do Estado. “Já na última semana, eu vinha cobrando mais vagas de leitos de UTI para a nossa cidade, pois chegamos a 92% de ocupação de leitos de UTI, um dado alarmante”, disse, e citou os dados do Boletim Epidemiológico do dia 24 de fevereiro em que pacientes de Vitória da Conquista ocupavam 31,4% de leitos de UTI, enquanto os pacientes de outros municípios ocupavam 50%. Ressaltou que o governador Rui Costa se comprometeu a disponibilizar leitos de UTI para o Hospital Municipal de Caetité, o que considera uma medida importante. “Essa medida vai ajudar a desafogar o sistema de saúde de Vitória da Conquista”.

Ainda de acordo com Lúcia Rocha, é preciso harmonia entre os poderes: “É preciso harmonia para que juntos possamos adotar e viabilizar ações concretas no enfrentamento da Covid-19”.

Lembrou que “precisamos de medidas protetivas, mas, muito mais do que isso, precisamos ser conscientes do nosso papel individual na luta contra a Covid”, e finalizou: “Tenho visitado as secretarias, seguindo todos os protocolos exigidos para esse tempo, para apresentar as demandas que tenho recebido”.

Nildo Freitas pede realização de obras em todos os bairros da cidade

Imagem Nildo Freitas pede realização de obras em todos os bairros da cidade

“Eu quero já adiantar que não tenho nada contra as obras que estão sendo feitas na Av. Olivia Flores. São obras importantes? Sim. Mas se a gente levar em consideração outros bairros da cidade, é algo vergonhoso”, afirmou Nildo Freitas.

O vereador destacou outros pontos de Vitória da Conquista que, de acordo com ele, também merecem a mesma atenção que está sendo dada à Avenida Olívia Flores, que terá investimento de R$ 1,3 milhão, com recursos oriundos do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). “Eu queria chamar a atenção da prefeita em exercício para que ela faça com que obras importantes também sejam realizadas em outras áreas da cidade”, disse Nildo.

Freitas exemplificou o canal em frente ao Restaurante Popular, no bairro Jurema, que já teve a contenção desabada. Segundo ele, os comerciantes afirmam que o prefeito Herzem Gusmão já teria prometido a resolução do problema, mas que nada foi feito ainda.

Ele cobrou também atenção para o asfaltamento do loteamento Vila Oeste, próximo ao IFBA, e do bairro Jardim Valéria, que também aguarda a melhoria da infraestrutura local.

“Não sou contra o que está sendo feito na Av. Olívia Flores, mas quero que a mesma atenção que está sendo dada lá, ocorra em outros bairros da cidade”, finalizou Nildo Freitas.