fbpx

Conquista pode integrar programa de apoio para os novos desafios da educação

Município é elegível ao Programa Melhoria da Educação, que visa fortalecer as secretarias para garantir acesso, permanência e aprendizagem com equidade em suas redes até 2024 

Vitória da Conquista é um dos municípios elegíveis para integrar o Programa Melhoria da Educação, que visa apoiar as secretarias municipais de educação para enfrentar os desafios de garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade aos estudantes. O programa atua por meio de formação de profissionais e da implementação das tecnologias educacionais, com ações que acontecerão ao longo do ciclo 2021 a 2024. Todo o processo é orientado por um planejamento estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias intervenções.  

Para integrar a iniciativa, realizada pelo Itaú Social, a secretaria municipal de educação de Vitória da Conquista deve se inscrever no edital até o dia 10 de março. “Essa é uma iniciativa que há mais de 20 anos trabalha junto com as prefeituras para construir soluções com base nas especificidades de cada território. Em 2021, está inaugurando uma nova fase com a disponibilização das tecnologias educacionais, que devem ser aplicadas de forma contextualizada em cada localidade e com impactos relevantes diante dos desafios adicionais trazidos pela pandemia”, destaca a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. 

O processo de seleção dos municípios terá cinco etapas. A primeira será a análise de documentação e atendimento aos critérios de seleção. Na segunda etapa, os municípios inscritos serão selecionados para participar do encontro Melhoria da Educação, previsto para março. A terceira etapa prevê a seleção de até 25 municípios e até 12 territórios (iniciativas de colaboração intermunicipais) para participação em uma formação on-line para a elaboração do planejamento estratégico do município. Na quarta etapa, serão selecionados os municípios e territórios que realizarão as ações de implementação inicial do Programa, sempre de acordo com o planejamento estratégico elaborado. Por fim, na quinta etapa serão selecionados até dez municípios e até sete territórios para a formalização de parcerias com o Itaú Social para a implementação das tecnologias educacionais, com ações que acontecerão ao longo da gestão em exercício (2021 a 2024). 

“Este não é um edital de suporte financeiro, mas de apoio técnico, cujo propósito é auxiliar os municípios e territórios na identificação de fragilidades que possam interferir na aprendizagem. Nesse sentido, o desenho estabelecido para a seleção garante que mesmo as localidades que não forem selecionadas para formalização da parceria tenham acesso ao apoio técnico ao longo do processo”, explica Tatiana Bello. Ela aponta ainda que as tecnologias educacionais foram construídas em coautoria com os municípios e territórios que já participaram do programa Melhoria da Educação e estão organizadas nos eixos: Gestão Pedagógica; Planejamento e Gestão Administrativa e Participação, Ações Colaborativas e Controle Social. 

O Programa 

Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078  gestores e 3 milhões de estudantes beneficiados.