fbpx

Conselho Estadual da Pessoa Idosa e OSID realizam curso de Cuidador de Idosos


Estão abertas as inscrições para o Curso de Cuidador de Idosos, promovido pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEPI), vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), e pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

São 100 vagas disponíveis até o dia 30 de março para a qualificação online e gratuita com certificação, que acontecerá via aplicativo Microsoft Teams. Os interessados em se candidatar devem ter o Ensino Médio completo e não há necessidade de conhecimento prévio.

Clique aqui para realizar a inscrição.

“O envelhecimento da população tem demandado a necessidade de formular políticas específicas de cuidado a esta faixa etária. Nesse sentido, o curso é importante pois é preciso ter mão de obra qualificada para exercer essa atividade”, afirmou Lúcia Mascarenhas, presidente do CEPI e coordenadora de Articulação de Políticas para Pessoa Idosa da SJDHDS.

O Curso de Cuidador de Idosos, ministrado por profissionais da área de Geriatria e Gerontologia, tem como objetivo qualificar cuidadores para atender as necessidades físicas e cognitivas diárias da pessoa idosa de forma ética, repensando concepções sobre peculiaridades do envelhecimento, a partir do respeito à individualidade, estímulo da autonomia e da independência e zelo pela qualidade de vida do idoso.

A formação, com carga horária total de 95 horas, sendo 77 horas para aulas teóricas, 10 horas para aulas práticas virtuais (laboratório simulado) e 8 horas de prova, terá início no dia 5 de abril e aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Para receber o certificado, o aluno deverá estar presente nas aulas remotas, não podendo apresentar 25% de faltas, e submeter-se à prova escrita, obtendo média igual ou maior a 7.

O conteúdo inclui os módulos: 1) Enfoque Cuidador; 2) Enfoque no Idoso Saudável; 3) Aspectos Específicos diante das Patologias Comuns no Idoso: AVC, Parkinson e Demências; 4) Atividade de Vida Diária e Cotidiano; 5) Humanização e Promoção de Saúde da Pessoa Idosa; e 6) Prática.