fbpx

Luto Oficial: faleceu o Prefeito de Conquista, Herzem Gusmão,72 anos

Ele estava internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo desde dezembro.


O prefeito de Vitória da Conquista, conceituado radialista Herzem Gusmão Pereira, de 72 anos, acaba de ter seu falecimento confirmado pela equipe médica do Hospital Sirio Libanês, onde se encontrava internado desde o dia 26 de dezembro de 2020.

A informação de seu falecimento informada por volta das 21 horas desta quinta-feira, 18, através de postagem nas redes sociais da assessoria de Herzem.

Diz a nota: “É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês.

Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem”.

Ele havia sido diagnosticado com Covid-19 em 07 de dezembro de 2020, sendo internado uma semana depois no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, tendo em vista o agravamento de sua saúde.

Em 26 de dezembro, Herzem foi transferido para o Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Para as solenidades que seriam de sua posse, em 1º de janeiro, a Câmara Municipal seguindo o Regimento Interno e a Lei Orgânica, concedeu os primeiros dez dias de licença médica, empossando a vice-prefeita de sua chapa, empresária Sheila Lemos.

Vencidos os dez dias de sua licença, Herzem Gusmão Pereira, tomou posse como o prefeito da cidade em cerimonia virtual, transmitida pelas redes sociais, direto da Unidade de Terapia Intensiva do Sírio Libanês, onde se tratava.

Uma nova licença médica manteve o prefeito afastado do cargo, ficando a administração da cidade sob os cuidados da Vice-Prefeita Sheila Lemos.

História

Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista em 2 de junho de 1948. É filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira e casado com a professora Luci Freire Gusmão, com quem tem três filhos.

No decorrer da sua vida profissional, atuou como Gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (ASPEB), em 1981, e também no Banco Econômico, em 1984, além de ter sido gerente das Lojas Unilar, 1985.

Formou-se em Direito em Montes Claros em 1985, mas escolheu o jornalismo como profissão, sendo um dos mais importantes nomes do rádio conquistense por mais de quatro décadas. Herzem se especializou em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e entrou para a política em 2008, quando disputou a primeira eleição para prefeito. Em 2010 disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados e novamente o cargo de prefeito, em 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente, assumindo o mandato em março de 2015 – onde ficou por 15 meses.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu a vice-liderança da oposição entre março de 2015 e março de 2016, foi vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; titular das comissões: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Direitos Humanos e Segurança Pública; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Especial de Desenvolvimento Regional; Especial Desporto, Paradesporto e Lazer; e suplente da comissão Saúde e Saneamento.

Em 2016, ao lado da então vereadora Irma Lemos, voltou a se candidatar a prefeito de Vitória da Conquista, sendo eleito no segundo turno do pleito para o mandato de 2017-2020.

Disputou duas eleições em 2008 e 2012, mas não conseguiu se eleger. Em 2016 foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro do ano passado Herzem foi reeleito em segundo turno com quase 98 mil votos.

Herzem deixa como legado seu amor pela administração que imprimiu na cidade, motivando outros filhos da terra a se unirem em prol de seu crescimento e de seu progresso. Ele era um grande apaixonado por Vitória da Conquista e deixa sua alma talhada em sua história.

Ele deixa mulher, três filhos e um neto.

Vice-Prefeita

Sheila Lemos

Nascida em Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade é empresária, formada em Administração pela faculdade Juvêncio Terra e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing em Varejo. Começou a trabalhar desde cedo ajudando os pais, José de Andrade e Irma Lemos, no pequeno comércio local. Ao longo de sua trajetória, Sheila trabalhou como atendente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

Com o intuito de dar oportunidades para que mulheres fossem protagonistas das suas histórias, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, Irma Lemos, o Movimento das Donas de Casa. Instituição que há 12 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitamente para ajudar mulheres a conquistarem a sua independência.

Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, foi eleita presidente da CDL, tornando-se a segunda mulher a presidir a instituição.

Agora, foi escolhida pelo povo de Vitória da Conquista para trabalhar ao lado do prefeito Herzem Gusmão, como sua vice.