fbpx

Prefeitura recomenda que população respeite toque de recolher: CDL emite nota

A Prefeitura Municipal, por meio do Comitê Gestor, recomenda à população de Vitória da Conquista que respeite as medidas impostas pelo Decreto Estadual nº 20.324, publicado no dia 19 de março de 2021, determinando o toque de recolher das 18h às 05h. A orientação visa manter a ordem social, visto que o Governador do Estado comunicou que usaria a Força Policial para o cumprimento desse Decreto.

Como é de conhecimento público, a Prefeitura Municipal impetrou Mandato de Segurança na justiça, tentando reverter os efeitos do decreto considerando a realidade regional. Porém, a justiça negou o pedido, prevalecendo as determinações editadas pelo governo do estado, com o toque de recolher das 18 às 5 horas.

Em razão dos fatos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL, distribuiu a seguinte Nota Oficial:

“NOTA PÚBLICA DA CDL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Vitória da Conquista considera a fala do Governador Rui Costa punitiva à nossa população e à economia da nossa cidade, em que ele diz sobre as medidas restritivas de locomoção da população: “estamos tomando uma medida intermediária, a outra seria fechar todo comércio e deixar somente o serviço essencial”, fala esta reproduzida em um blog local.

Entretanto, de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do COVID 19 desta quinta-feira, dia 25, a ocupação dos leitos clínicos na nossa cidade está em 62,8%, e apenas 19,2% são de pessoas de Vitória da Conquista. Os leitos de UTI estão em 89% de taxa de ocupação e destes, somente 15% são de pessoas da cidade. Percebemos, por esses índices, que o esforço conjunto da Prefeitura e da população de nossa cidade, consciente da necessidade de manter as medidas de prevenção, têm tido êxito no controle da disseminação da infecção.

Reforçamos, ainda, que o comércio tem seguido TODAS as medidas determinadas pelo Poder Público como o controle do fluxo dos clientes dentro das lojas, espaçamento mínimo entre as pessoas, higienização rigorosa dos espaços, disponibilização de álcool gel e uso de máscaras laváveis e reutilizáveis pelos comerciários.

Considerando que o comércio tem ajustado a sua rotina às medidas de prevenção contra a infecção do COVID 19, manifestamos o apoio à solicitação da Prefeitura de Vitória da Conquista ao Governo do Estado para que em nossa cidade seja estendido o horário de funcionamento de supermercados, e a possibilidade de escalonar os horários de saída dos trabalhadores do comércio e serviços para que não haja aglomerações nos pontos e no transporte público.

Reiteramos a nossa perseverante observância ao Protocolo estabelecido pelos Poderes Municipal e Estadual para este momento que estamos vivendo, para que possamos continuar de portas abertas, respeitando a vida e contribuindo para a garantia dos empregos e a pujança da economia do nosso município.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista”.