fbpx

“Cuidado Prefeita! Faça sua equipe! Não bata de frente com o Governador!”

Imagem Valdemir denuncia corte de salário de monitores do transporte escolar: “Isso não é justo”
Texto e imagens: Ascom Câmara

Vereador Valdemir Dias ao denunciar corte de salário de monitores do transporte escolar: “Isso não é justo!”

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizada nesta sexta-feira (26), pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), os vereadores fizeram pronunciamentos abordando vários temas. O vereador Valdemir Dias, líder da oposição na Casa Legislativa assim se expressou:

“Em plena pandemia, em plena dificuldade, no estresse psicológico, é cortado de uma mãe de família, R$ 200 no orçamento”, lamentou Valdemir, que solicitou à prefeita Sheila Lemos (DEM) que reavalie a situação dos profissionais que atuam dentro do transporte escolar. “Elas não têm culpa que o transporte escolar fique parado durante a pandemia”, completou Dias.

O vereador também criticou os contratos e pagamentos do transporte público de Vitória da Conquista. “Mas, enquanto isso, não faltam recursos para pagamento das duas empresas que estão rodando. Aliás, a gente vem denunciando isso desde a contratação da Viação Novo Horizonte”, criticou Dias.

Ele afirmou que vai solicitar os detalhes acerca de qual orçamento está sendo feito o pagamento do transporte público da cidade. “O sistema é falho. O sistema está quebrado. O que as duas empresas arrecadam, não pagam os custos. Enquanto isso, tira-se R$ 200 dos monitores. Isso não é justo. Não é razoável”, completou Valdemir.

Por fim, o vereador mandou um recado para a prefeita Sheila Lemos. “Toma cuidado com esses conselheiros que estão aí querendo te induzir ao erro”, disse Valdemir, complementando: “Cuidado prefeita! Faça sua equipe. Não bata de frente com o governador. Esse é um momento de união. Faça uma parceria como seu colega de partido fez, Bruno Reis, ACM Neto”, finalizou o Valdemir Dias.

Ivan Cordeiro anuncia retorno de carros-pipas para a Zona Rural

Imagem Ivan Cordeiro anuncia retorno de carros-pipas para a Zona Rural

 
O vereador Ivan Cordeiro (PTB), líder do Governo na Casa, anunciou o retorno dos carros-pipas para o abastecimento hídrico da zona rural.

“A partir de segunda-feira já estará normalizada essa distribuição dos carros-pipas na zona rural”, contou Cordeiro, explicando que a demora na liberação foi fruto de conflitos de interesses no Congresso Nacional.

Cobranças – O vereador Ivan Cordeiro cobrou do governador Rui Costa (PT), mais celeridade na compra de vacinas para a imunização dos baianos. “O governador Rui Costa precisa acelerar a compra das vacinas, e que essas vacinas cheguem logo a Vitória da Conquista”, disse ele, lembrando a compra de respiradores que nunca chegaram. “Rui Costa, cadê o dinheiro dos respiradores fantasmas?”, questionou.

Adinilson defende PL que torna igrejas e templos religiosos como atividade essencial

Imagem Adinilson defende PL que torna igrejas e templos religiosos como atividade essencial

“Esse projeto permite às igrejas, nesse momento de calamidade, estarem com suas portas abertas e, seguindo as normas”, afirmou.

O vereador destacou projetos de lei semelhantes que já foram aprovados em outras cidades e estados brasileiros, como em Fortaleza e em Manaus, que consideram as igrejas e templos religiosos como atividades essenciais.

“Para que a lei estadual, assim como a lei municipal, tenha harmonia, eu, na condição de vereador, apresentei esse projeto porque eu entendo que a igreja presta também um serviço para a comunidade neste tempo de crise”, completou Adinilson.

Xandó propõe auxílio emergencial para músicos e pede mais cuidado com a Lagoa das Bateias

Imagem Xandó propõe auxílio emergencial para músicos e pede mais cuidado com a Lagoa das Bateias

O vereador Alexandre Xandó (PT) destacou que nos próximos dias encaminhará para a apreciação da Casa uma indicação de Projeto de Lei que destine um auxílio aos músicos de Vitória da Conquista. 

“A nossa assessoria já está protocolando uma indicação de um Projeto de Lei de auxílio para os músicos de Vitória da Conquista, nos moldes do que já está acontecendo no estado, com o deputado estadual Jacó, do PT, e também do que a Prefeitura de Salvador está encaminhando”, explicou ele.

Em seu pronunciamento, Alexandre Xandó destacou a atenção que a Lagoa das Bateias receberá do Governo do Estado. “O nosso deputado José Raimundo Fontes anunciou em entrevista, que foi aprovado o projeto do Processo de Revitalização da Lagoa das Bateias”, apontou. Aproveitou para destacar que a situação do Parque da Lagoa demonstra a assimetria que existe na forma como o Governo trata as áreas nobres da cidade em detrimento das áreas periféricas. “Nós vemos que a Olívia Flores parece Copacabana, enquanto a Lagoa das Bateias fica isolada e desolada”, analisou Xandó.

Covid- 19 – O parlamentar cobrou do Governo Municipal a disponibilização de mais ônibus do transporte coletivo nos horários de pico, principalmente com o toque de recolher às 18 horas, evitando a superlotação dos veículos com os trabalhadores que  estão retornando para casa em cumprimento à lei. “Quem comanda as empresas de ônibus de Vitória da Conquista? É a prefeitura. Se a prefeitura sabe que tem um toque de recolher às 18 horas, por que não amplia a oferta de transporte nesse horário para que esses ônibus fiquem mais vazios?”, questionou.

Para Xandó, problemas graves como esse, que se somam à pandemia, são de responsabilidade da prefeitura. “É preciso culpar a prefeitura, que quebrou o sistema de transporte público da nossa cidade, que deixa as vans rodarem de forma ilegal, causando insegurança. Vários vanzeiros foram ludibriados, tiveram suas vans apreendidas e hoje nós temos essa tragédia que é o sistema de transporte público da nossa cidade”, disse o vereador.

Homenagem a Ruy Medeiros – Ainda em seu discurso, o vereador Alexandre Xandó registrou uma premiação recebida pelo professor Ruy Medeiros. “Muito nos alegra ver o nosso querido professor Ruy Medeiros, que tem toda uma trajetória na cidade, receber a Comenda da Cidadania Jatahy Fonseca, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Junto com Ruy Medeiros tivemos ministros do STJ e desembargadores recebendo essa mesma premiação. Nada mais justo uma homenagem a essa figura tão importante”, destacou Xandó.

Delegado Marcus Vinícius diz que é contra lockdown e outras medidas radicais

Imagem Delegado Marcus Vinícius diz que é contra lockdown e outras medidas radicais

Durante a Sessão Ordinária realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), nesta sexta-feira, 26, o vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE) usou a tribuna da Câmara Municipal, para afirmar que da mesma forma que o colega Dr. Augusto Cândido (PSDB), ele também é contra o lockdown e medidas restritivas radicais.

O vereador explicou que ações como o lockdown afetam os aspectos econômicos da cidade. “Já tivemos mais de 300 mil mortes, perdi amigos e familiares, mas precisamos apoiar quem é contra essas medidas e não precisamos nos omitir”, disse, explicando que “com responsabilidade é possível aderir a medidas eficazes e bem fiscalizadas, tanto pela prefeitura quanto pelo Governo do Estado”.

O parlamentar encerrou o pronunciamento deixando um abraço aos comerciantes de Vitória da Conquista, aos pastores, padres e a todos que congregam por alguma religião. “Precisamos nos unir para buscarmos medidas que nos ajudem no combate à pandemia, mas com responsabilidade”.

Viviane lamenta a morte das mais de 300 mil vítimas da covid-19 no Brasil

Imagem Viviane lamenta a morte das mais de 300 mil vítimas da covid-19 no Brasil

A vereadora Viviane Sampaio (PT) lamentou a morte dos mais de 300 mil brasileiros vítimas da covid-19. Ela criticou a politização da doença e diz que esse comportamento tem dificultado o enfrentamento à pandemia no Brasil. 

Viviane criticou também a ação da prefeitura de Vitória da Conquista, que acionou a justiça para manter o toque de recolher entre 20h e 5h. “A prefeitura deveria é estar adotando medidas propositivas para socorrer àqueles que mais precisam do Poder Executivo nesse momento de crise. A prefeita Sheila Lemos deveria é estar priorizando a compra de vacina, o combate à fome e à pobreza, com a oferta de um ‘kit alimentação’ decente, pois esse que está sendo entregue é reconhecido como kit humilhação”, afirmou a vereadora. Viviane sugeriu ainda a criação de um auxílio emergencial do município e apontou a Prefeitura de Salvador como modelo a ser seguido nessa proposta. “Esse recurso que vai para as assessorias que o município contrata poderia estar servindo aos mais vulneráveis do nosso município”, alegou Viviane.

A vereadora encerrou o pronunciamento falando sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias, afirmando que os vereadores precisam se aprofundar nessa temática. “Temos a grande responsabilidade de darmos destinação correta aos recursos públicos, priorizando os mais necessitados nessas políticas”, finalizou a vereadora.

Chico Estrella diz que edital de licitação do transporte público precisa ser analisado

Imagem Chico Estrella diz que edital de licitação do transporte público precisa ser analisado

O vereador Chico Estrella (PTC) voltou a falar da licitação do transporte público de Vitória da Conquista, durante Sessão Ordinária virtual desta sexta-feira (29). Ele demonstrou preocupação com o processo que está em andamento, com previsão de ocorrer no dia 4 de maio. O vereador cobrou uma melhor análise do edital do processo licitatório para identificar o modelo de transporte público que está sendo proposto ao município. “As linhas que não dão lucro foram retiradas da licitação e me preocupa muito a retirada das linhas sociais”, argumentou Chico. 

O vereador criticou o atual modelo de transporte público da cidade, que, segundo Chico Estrella, vem corroendo os recursos do município. “O município está tendo suas finanças minguadas por causa desse modelo de transporte e não acredito que empresas virão para cá atender ao modelo nacional, onde elas pagam para operar. Hoje, essa lógica é inversa aqui na cidade”, afirmou.

Chico informou ainda que só a Viação Rosa recebe mensalmente mais de R$2,6 milhões da Prefeitura de Vitória da Conquista e que a empresa não está preocupada em oferecer um serviço de qualidade aos usuários do transporte. Por fim, ele disse que esse valor deveria ser destinado aos artistas e produtores culturais do município, que sofrem a perda de receita por causa da covid-19.

Jacaré comemora homologação de licitação do Projeto Executivo da Lagoa das Bateias

Imagem  Jacaré comemora homologação de licitação do Projeto Executivo da Lagoa das Bateias

O vereador Fernando Jacaré (PT) comemorou a homologação do resultado da licitação do Projeto Executivo das obras de recuperação do Parque Lagoa das Bateias, na Zona Oeste da cidade.

“Nossa grande notícia é a homologação da licitação da empresa ganhadora que fará o Projeto Executivo da Lagoa das Bateias, que está lá abandonada”, apontou o parlamentar, sem deixar de registrar o importante apoio do deputado estadual Zé Raimundo (PT) e dos deputados federais Waldenor (PT) e Paulo Magalhães (PSD).

Jacaré tranquilizou a população quanto à realização da obra. “É um compromisso do Governador Rui Costa com Vitória da Conquista”, disse, e completou: “Com certeza, essa obra vai ser uma grande obra para Vitória da Conquista”, avaliou ele. 

 O vereador celebrou também a entrega de novas viaturas da Polícia Militar. “Novas viaturas foram entregues hoje [26] pela manhã, não só para Conquista, mas também para toda a região”, destacou ele, ressaltando os investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública em nossa região. “A Polícia Militar é hoje um orgulho para todos nós”, parabenizou.

Mais vacinas – Jacaré cobrou ainda a disponibilização de mais vacinas para o município, a fim de acelerar a imunização dos conquistenses. “O momento que estamos vivendo requer de todos nós, responsabilidade. O povo tem pressa e a situação é grave”, finalizou.

Nildo pede toque de recolher a partir das 20h e fiscalização da vacina em Conquista

Imagem Nildo pede toque de recolher a partir das 20h e fiscalização da vacina em Conquista


O vereador Nildo Freitas (PSC) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta sexta-feira, 26, durante a Sessão Ordinária virtual, para falar de uma reunião com representantes de pastores da cidade. “Nesta reunião, tratamos da antecipação do toque de recolher para as 18h”.

O parlamentar lembrou que o horário é inviável para a realização dos cultos, pois as pessoas não conseguem chegar às igrejas mais cedo, uma vez que estão trabalhando. “É preciso que o toque de recolher volte para as 20h. As igrejas são o pronto-socorro das pessoas, é lá que elas recebem ajuda, principalmente de caráter social”, defendeu, afirmando que as igrejas têm cumprido todos os protocolos sanitários. “Já estive conversando com o presidente desta Casa e com a prefeita, e vamos convidar a Comissão de Pastores para tratar do assunto”, disse.

Vacinação – O vereador relatou algumas denúncias que vêm recebendo sobre a vacinação em Vitória da Conquista. “Recebi informações de que pessoas que não são prioridades estão tomando a vacina”, afirmou, complementando: “Não estou afirmando, estou trazendo a informação para que a Comissão de Saúde averígue”.  Denunciou também o caso de uma idosa acamada que tomou a primeira dose da vacina e a segunda ficou agendada para o dia 5 de março, mas até o momento isso não ocorreu.