fbpx

Do clássico ao despojado: como aderir camisas sociais ao seu estilo

Democrática, a peça se adapta a diferentes ocasiões e tendências sem perder a essência

A camiseta é uma peça antiga, historiadores argumentam que sua primeira aparição tenha como origem o Egito Antigo. Pensada para o guarda-roupa masculino, a peça originalmente era voltada para as vestes íntimas, sem botões. O corte da camiseta como é conhecida atualmente, assim como o status de vestimenta, só ocorreu no século XVIII, quando o traje ganhou botões e o tradicional colarinho.

A implementação no vestuário feminino, porém, veio séculos depois e teve como responsável a famosa estilista Coco Chanel, que adaptou e popularizou diversas peças masculinas para a vestimenta de mulheres da época, inclusive a camiseta branca.

“A estilista mostrou como uma camiseta social poderia ser elegante e versátil. A primeira guerra mundial também foi um fator de disseminação da peça, que passou a ser usada pelas mulheres que precisaram substituir a mão de obra dos homens em função dos conflitos armados”, comenta a especialista em moda Vanessa Simidamore.

Considerada uma peça essencial e coringa, a camiseta se modernizou. Atualmente ela é encontrada nas mais diversas modelagens e cores, assim como vem sendo adaptada para as tendências do momento como babados e mangas bufantes. “A grande vantagem da camiseta é o caráter democrático que ela possui. Por ser um elemento que versa entre as mais diferentes combinações, pode ser usada pelos mais diferentes estilos, sem perder o charme e autenticidade originais”, comenta.

A tradicional camiseta branca

Com estilo e de forma despojada, a camiseta branca neste look foi utilizada como um elemento de base para a sobreposição. A combinação junto ao short trouxe uma mescla de texturas entre o algodão, o couro e o tricô. “Nesta proposta, a camiseta perde sua característica formal e é adotada de maneira mais descontraída e casual”, comenta Vanessa Simidamore.

Explore adaptações da peça

Se a tradicional camiseta branca não lhe chama atenção, os modelos sociais com tendências do momento incrementadas são de um requinte à parte. Nesta opção apresentada pela especialista, a estampa risca giz em um azul claro traz a tradicionalidade da peça, que ainda assim é modernizada pela aplicação dos babados na lateral. O toque de estilo final fica a cargo das mangas, levemente bufantes nos punhos, o que complementa o ar romântico da peça.

Varie os tecidos

Além do linho e do algodão, a camiseta de botões ganha outros ares quando confeccionada em tecidos não convencionais como o cetim e o jeans. Na opção acima, a camiseta conserva o mesmo corte, mas ganha um upgrade pelas mangas levemente mais bufantes. Usada fechada até o pescoço, o colar abaixo do colarinho torna a composição mais excêntrica.

Brinque com as cores

Quando em tecidos coloridos, a camiseta ganha um tom de divertimento e se torna uma peça mais descontraída. Mesmo usada com uma calça de corte social, quando as cores são combinadas de maneira assertiva, o look conserva a elegância, mas exprime mais ousadia, garante a especialista Vanessa Simidamore, que traja a proposta.

Por Fabiano de Abreu.  Fotos: Divulgação / MF Press Global