fbpx

Sheila é jovem, dinâmica, preparada para fazer o melhor”, avalia Nelson de Vivi

Imagem Sheila é jovem, dinâmica, preparada para fazer o melhor”, avalia Nelson de Vivi

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 9, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Nelson de Vivi (DEM) avaliou a prefeita Sheila Lemos (DEM). “A nossa prefeita Sheila é uma prefeita jovem, dinâmica, que está preparada para fazer o melhor para a nossa cidade e para a Zona Rural do nosso município”, disse.

Nelson relatou que esteve reunido com a prefeita na terça-feira, 6, e, na oportunidade, reafirmou seu compromisso com o Governo. “Fomos levar algumas demandas e reafirmar o nosso compromisso com a administração municipal”, contou.

Nelson elencou as demandas apresentadas e que ele acredita que em breve serão atendidas: Melhorias nas estradas da zona rural; Melhorias na iluminação de algumas comunidades; Melhorias no abastecimento de água na zona rural; Poda de árvores no bairro Jurema e Melhorias na iluminação do bairro Jurema.

Adinilson Pereira destaca obras na Zona Rural e fiscalização em condomínios

Imagem Adinilson Pereira destaca obras na Zona Rural e fiscalização em condomínios

 
O vereador Adinilson Pereira (MDB) destacou obras na Zona Rural de Vitória da Conquista e anunciou a realização de relatório fiscalizando a situação e cuidados  com os condomínios da cidade. Seu pronunciamento ocorreu na Sessão Ordinária desta sexta-feira (09).
O vereador anunciou também a busca pela aplicação de emendas parlamentares na construção de praça no povoado de São Sebastião. Disse que já foi feita a visita ao local para agilizar a legalização do terreno, a fim de que a emenda seja aplicada o mais rápido possível.
Adinilson destacou, ainda, que as máquinas estão  trabalhando a todo vapor na abertura de valetas para a extensão da rede de água para atender os moradores da região do Sítio Santa Helena, na Lagoa das Flores.
“Estamos trabalhamos para que os moradores do Sitio Santa Helena possam receber água o mais rápido possível”, afirmou Pereira. O vereador também destacou uma emenda para a construção de praça no bairro Lagoa das Flores, sendo a primeira do local. “Hoje estamos entrando com uma indicação pedindo à prefeita Sheila Lemos (DEM) para fazer o projeto da praça no bairro Lagoa das Flores, até mesmo com a desapropriação de um terreno próximo à Escola Marlene Flores”, disse Adinilson.
Condomínios Residenciais – Adinilson afirmou que está sendo preparado um relatório sobre tudo o que está acontecendo nos condomínios de Vitória da Conquista, listando as demandas necessárias para os locais, como melhorias na limpeza, na iluminação pública, entre outras.
O edil finalizou agradecendo aos secretários municipais  por algumas melhorias que já foram feitas nos condomínios da cidade.
Repúdio ao STF – O edil reforçou as críticas contra a decisão do Superior Tribunal Federal de que os estados e municípios podem impor restrições às celebrações religiosas presenciais durante a pandemia de Covid-19.
“Igreja não é ameaça. Nós estamos com um Projeto de Lei que trata as igrejas como serviço essencial no nosso município. O projeto já está em pauta de votação. A igreja tem uma responsabilidade muito grande”, finalizou o vereador Adinilson.

Ivan Cordeiro destaca ações do Governo Municipal na Zona Rural de Conquista

Imagem Ivan Cordeiro destaca ações do Governo Municipal na Zona Rural de Conquista

O líder da Bancada de Situação, vereador Ivan Cordeiro (PTB). iniciou o pronunciamento destacando a importância de Vitória da Conquista para a região Sudoeste e defendendo, mais uma vez, a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia.

O vereador destacou também a ampliação do sistema simplificado de água no Povoado de Abelhas, entregue na manhã desta quinta-feira (8), pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Outra ação do Governo Municipal, comemorada pelo vereador, foi a entrega da Agência Comunitária dos Correios no distrito de Inhobim. “A Prefeitura de Vitória da Conquista cedeu o espaço, a estrutura e uma servidora pública para atuar no local”, explicou o vereador.

Em relação às nomeações que vêm sendo feitas pela prefeita Sheila Lemos (DEM), Ivan disse  que “a chefe do executivo tem competência e todo o direito de nomear os cargos de confiança”. O vereador ressaltou a nomeação do secretário Jackson Apolinário para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e afirmou que o mesmo tem qualificação para gerir essa pasta.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a Lei Aldir Blanc, criada em 2020, com a finalidade de criação de renda emergencial para os trabalhadores da cultura. Nesse sentido, Ivan ressaltou que 500 projetos culturais foram beneficiados por essa lei em Vitória da Conquista.

Nildo Freitas defende realização de cultos e missas presenciais durante a pandemia da Covid-19

Imagem Nildo Freitas defende realização de cultos e missas presenciais durante a pandemia da Covid-19


O vereador Nildo Freitas (PSC) defendeu a realização de cultos e missas presenciais em templos e igrejas durante a pandemia da Covid-19.
Nildo destacou a votação ocorrida no Superior Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (08), quando foi decidido que os estados e municípios podem impor restrições às celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas em templos e igrejas durante a pandemia da Covid-19.
Freitas afirmou que entre os pronunciamentos dos ministros do STF, o que mais chamou a sua atenção foi o da ministra Rosa Weber, que afirmou que “permitir os cultos favoreceria a morte quando deve ser prestigiada e defendida a vida”. Ele afirmou perceber, então, que a ministra desconhece o papel das igrejas de contribuir significativamente para a saúde social.
Nildo defendeu os cultos e missas realizados de forma presencial e afirmou que quem é membro ou frequenta alguma igreja tem visto que os protocolos de saúde vêm sendo respeitados, listando a obrigatoriedade do uso de máscara, da disponibilidade do álcool em gel e do espaçamento entre as cadeiras das igrejas, a fim de evitar as aglomerações.
O vereador ainda direcionou ao que tem favorecido para o aumento de casos e de mortes em decorrência da Covid-19: a falta de conscientização de algumas pessoas que não têm tomado os devidos cuidados, e aos gestores que, de forma irresponsável, não têm empregado a verba recebida do Governo Federal para combater a pandemia.
“O STF deveria estar preocupado com as famílias que encontram nas igrejas uma porta aberta, uma mão amiga para levar o alimento para dentro das suas casas, mas que infelizmente, com essas restrições, estão sendo impedidas de ir até esses locais”, salientou.

Xandó ressalta importância dos servidores da saúde e pede mais pontos de vacinação na cidade

Imagem Xandó ressalta importância dos servidores da saúde e pede mais pontos de vacinação na cidade

O vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou o seu pronunciamento se solidarizando com as famílias atingidas pela covid-19, em Vitória da Conquista, e parabenizou a equipe de saúde que vem trabalhando de forma incansável para que toda a população seja vacinada. 

Xandó aproveitou para solicitar da prefeitura novos pontos de vacinação na cidade: “Precisamos de um ponto no Ibirapuera, lá no colégio Paulo VI, de um no Alto Maron, porque só tem a Fainor e muita gente tem dificuldade de se locomover até lá. Precisamos atender a população do Alto Maron, Nova Cidade, Alto da Colina, Pedrinhas, Guarani, entre outros”, disse, afirmando que junto com o vereador Fernando Jacaré (PT) também solicitou um ponto de vacinação no Colégio Fidelcina, na Urbis VI.  

O parlamentar relatou que tem saído pouco de casa por conta da pandemia, mas quando sai, tem andado por toda a cidade: “Estive no Condomínio do Minha Casa Minha Vida, no bairro Miro Cairo, e constatamos muitos urubus. É preciso tomar providências, estava tendo a coleta de lixo, mas é preciso cuidar mais desses bairros, as quadras estão quebradas, o mato alto, tudo abandonado”, lamentou.

O vereador contou que esteve no bairro Bruno Bacelar. “O que me chamou atenção ali foi o posto de saúde que não tem muro e está sem vigilante, a prefeitura precisa tomar providências, pois as servidoras enfrentam momentos de insegurança”. 

Outro assunto tratado por Xandó foi a situação dos agentes patrimoniais que optaram por não ir para a Guarda Municipal e que estão inseguros pela possibilidade de serem realocados para o setor de serviços gerais. “Não quero discriminar o trabalho de serviços gerais, mas o concurso deles foi para vigilante”, defendeu. 

Encerrando o seu pronunciamento, Xandó declarou apoio aos camelôs da Lauro de Freitas. “Ali tem espaço suficiente para que se respeite a acessibilidade e os camelôs. Herzem tentou tirar os hippies do centro e vencemos a luta, agora estamos ao lado dos camelôs. Se mudar para outro local, eles podem deixar de vender”, concluiu. 

Lúcia Rocha festeja inauguração de sistema de água e instalação de poço artesiano em Abelhas

Imagem Lúcia Rocha festeja inauguração de sistema de água e instalação de poço artesiano em Abelhas

Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (09), a vereadora Lúcia Rocha (MDB) destacou a inauguração de um sistema simplificado de água no povoado de Abelhas. A edil, com outros colegas, participou do ato ao lado da prefeita Sheila Lemos (DEM). “É um marco para aquela região, irá beneficiar os moradores, que antes sofriam com a falta de água e tinham que contar apenas com carros-pipas”, destacou.
Em sua fala, Lúcia também ressaltou a instalação de um poço artesiano no mesmo povoado, “fruto de emenda parlamentar que busquei para atender a um clamor antigo”. A parlamentar frisou a importância da ação: “Nada mais importante e satisfatório do que oferecer àqueles moradores o bem-estar que o fornecimento de água proporciona”. Outras ações destacadas pela vereadora foi a inauguração da Agência Comunitária dos Correios, no distrito de Inhobim, “que irá oferecer mais qualidade na entrega das correspondências; e a implantação do sistema de telegestão da iluminação pública, centro de controle para gestão e manutenção mais rápida do serviço. 
Indicações – Lúcia Rocha destacou ainda a apresentação de indicações de melhorias para os bairros Primavera e Vila Serrana. Para o primeiro, a edil protocolou solicitações de asfaltamento, limpeza e roçagem, abrigos de ônibus, patrolamento e cascalhamento. Já para a Vila Serrana, Rocha pede a revitalização de todas as praças da localidade e o fechamento do canal da principal avenida, com a implantação de ciclovia e espaço para caminhada. “É uma obra que trará grandes avanços, tanto no combate à poluição, como também de mobilidade urbana”, falou.

Marcus Vinicius critica perseguição política contra servidores e recomenda: “denuncie”

Imagem Marcus Vinicius critica perseguição política contra servidores e recomenda: “denuncie”

Durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira (09), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE) criticou a perseguição política a servidores da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, denunciada pelos vereadores Chico Estrella (PTC), Ricardo Babão (PCdoB) e Viviane Sampaio (PT). Ele considerou como constrangedora a situação dos servidores. 

“Quando acontecer qualquer tipo de abuso, denuncie. Vá até a Polícia Civil. A gente não pode deixar que qualquer tipo de perseguição aconteça, independentemente de ideologia política. Nós sabemos que os casos existem, mas devem ser levados com muita responsabilidade e devem ser apurados a partir de denúncias”, afirmou. 

Ainda em sua fala, o Delegado Marcus Vinicius comentou sobre a representação política da região de Vitória da Conquista na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Nós precisamos de mais candidatos de Vitória da Conquista e região na Assembleia. É muito importante valorizar a prata da casa. Nós temos candidatos de esquerda, mas de direita não temos”, finalizou o vereador.

Chico Estrella propõe comissão para apurar denúncias de perseguição a servidores municipais

Imagem Chico Estrella propõe comissão para apurar denúncias de perseguição a servidores municipais

O vereador Chico Estrella (PTC) defendeu que a Casa crie uma comissão para apurar denúncias de perseguição política a servidores da Prefeitura Municipal. “Não ao patrulhamento político”, afirmou. 
O parlamentar destacou que toda pessoa tem o direito de votar em quem quiser e não pode sofrer retaliação em local de trabalho por suas escolhas. Para ele, “é muito triste o que vem acontecendo nessa administração” com profissionais que permanecem, independente de gestão, no serviço público até a aposentadoria. “Nós precisamos respeitar àqueles que dão a vida por nossa cidade. Nós somos passageiros, eles são efetivos”, enfatizou Estrella. O edil ainda ponderou: “Talvez a nossa prefeita [Sheila Lemos] não sabe, verdadeiramente, o que está acontecendo”. Em sua fala, o vereador agradeceu as palavras de apoio dos colegas. 
Conquista precisa de mais representação política – Chico Estrella parabenizou o anúncio de pré-candidaturas de nomes conquistenses. Entre eles, o anúncio do vereador Delegado Marcus Vinícius (PODE) como pré-candidato a deputado federal, e a do atual presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), como pré-candidato a deputado estadual. Ele ainda citou o nome da vereadora Lúcia Rocha (MDB), que já disputou vaga de deputada estadual. De acordo com o parlamentar, Conquista possui um histórico político consistente e precisa de mais candidaturas do campo da Direita. “Precisamos de pessoas de gabarito, como os senhores, para que possam nos representar”, falou.  
Prefeita deve ouvir técnicos – O vereador ainda comentou as recentes nomeações feitas pela prefeita Sheila Lemos (DEM) e advertiu que é preciso ouvir e escolher técnicos para áreas estratégicas, como o setor de obras. Segundo Estrella, “a cidade está emperrada naquele segmento”, que apresenta dificuldades para liberação de “habite-se” e alvarás. Ele criticou a escolha do advogado Jackson Yoshiura para a Secretaria de Infraestrutura Urbana. Yoshiura ocupava a pasta de Mobilidade Urbana. “Nós precisaríamos ouvir aqueles que, verdadeiramente, têm conhecimento na área. Nós precisamos ouvir os técnicos. Nós precisávamos ouvir todas aquelas pessoas ligadas à área de construção civil para resolver esse entrave que assola nossa cidade, e não nomearmos um advogado para ser secretário de Obras”, destacou.

Jacaré destaca agilidade do Governo do Estado na distribuição das vacinas

Imagem Jacaré destaca agilidade do Governo do Estado na distribuição das vacinas

O vereador Fernando Jacaré (PT) voltou a parabenizar o Governo do Estado pela atuação rápida na disponibilização, aos municípios, das vacinas contra a Covid-19. 

De acordo com Jacaré, Rui está no caminho certo. “É esse o caminho. Nós temos que fazer todos os esforços do mundo para que a vacina chegue à população”, disse ele, acrescentando: “É hora de a gente estar unido em torno de um só objetivo: salvar vidas”. 
Ainda segundo Fernando Jacaré, “não podemos errar, é um momento sério que requer, de cada um de nós, responsabilidade”.

Auxílio – O vereador voltou a cobrar auxílio emergencial do município aos trabalhadores da Cultura. “Muito difícil a situação deles e também dos empresários de bares e restaurantes que realmente ajudam a nossa cidade”, apontou Jacaré.

Comissões – Fernando parabenizou a Câmara pela sua atuação na defesa da saúde do município por meio das comissões Especial de Enfrentamento à Covid-19 e de Saúde. “Quero aqui parabenizar a Comissão Especial e a Comissão de Saúde. Que trabalho espetacular. Tem feito realmente a diferença”, concluiu.

Viviane Sampaio denuncia impedimento de fiscalização da Comissão de Saúde

Imagem Viviane Sampaio denuncia impedimento de fiscalização da Comissão de Saúde


A vereadora Viviane Sampaio (PT) denunciou situação ocorrida durante visita da Comissão de Saúde da Câmara Municipal ao Laboratório Central (Lacen) de Vitória da Conquista. A denúncia aconteceu durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta sexta-feira (09), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Segundo Viviane Sampaio, a Comissão de Saúde da Casa visitou, na última quinta-feira (08), o Laboratório Central (Lacen), da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, com o objetivo de fiscalizar uma denúncia recebida sobre a falta de reagentes para a realização de exames de hormônios marcadores no laboratório. Também estiveram presentes membros do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com os relatos, a população não estaria recebendo as informações da não-realização de exames de forma transparente. Era dito que o sangue não havia sido suficiente ou até mesmo que a amostra teria sido perdida e que, por isso, os exames não puderam ser realizados.

A vereadora destacou que, pela primeira vez em quatro anos de atuação na Comissão de Saúde, houve dificuldade para visitar um setor durante visita de fiscalização de denúncia. Ela afirmou que não estava fazendo acusação, mas que durante conversa com o bioquímico responsável pelo local, os membros da Comissão foram abordados pela assessoria jurídica do local, a pedido do diretor-geral da Fundação de Saúde.

“Interrompeu o nosso processo de visita de forma extremamente deselegante, solicitando documentos e ofícios prévios para que a gente pudesse estar ali fazendo o nosso trabalho”, disse Sampaio.

Viviane, que é a presidente da Comissão de Saúde, ainda discorreu sobre o acontecido, tendo afirmado que foi um caso extremamente lamentável e um momento que não precisaria ter ocorrido. “Nós estávamos ali apurando a denúncia e até aquele momento estava tudo ocorrendo de forma tranquila e, pelo contrário, nós evidenciamos, pela fala do bioquímico, que a responsabilidade de enviar os materiais era do Lacen Bahia”, disse Sampaio.

A vereadora afirmou que a comissão pôde ver a geladeira com alguns reagentes, inclusive com muitos deles vencidos. Porém, o grupo foi impedido de visitar a geladeira de estoque, onde são armazenados as amostras de sangue coletadas, e o estoque do almoxarifado.

Ela finalizou expondo sua insatisfação: “Quero deixar meu registro de total insatisfação e de repúdio a essa atitude da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista contra a Comissão de Saúde da Câmara e os membros do Conselho Municipal de Saúde”, completou Viviane Sampaio.

A Comissão de Saúde é composta pela vereadora Viviane Sampaio (PT), Ricardo Babão (PCdoB) e Dinho dos Campinhos (PP).

Hermínio Oliveira destaca crescimento e ambições do Podemos

Imagem Hermínio Oliveira destaca crescimento e ambições do Podemos

O vereador Hermínio Oliveira (PODE) destacou o crescimento e as ambições do seu partido para os próximos anos. “Um partido que tem respaldo nacional, que cresce muito no país”, apontou o parlamentar.

Hermínio lembrou que o partido teve candidato próprio nas últimas eleições presidenciais. “Teve como candidato a presidente, o Senador Álvaro Dias”, recordou o edil.De acordo com Oliveira, nas próximas eleições, o partido busca ter 60 candidaturas a deputado federal e outras 60 a deputado estadual, com o objetivo de eleger três deputados para cada uma das casas legislativas. “Não aceita deputados com mandatos e também não vai aceitar prefeitos. É uma chapa de pessoas que não tiveram participação política”, disse Hermínio.

Cobrança – Ainda em seu pronunciamento, Hermínio apresentou uma cobrança de aplicação de uma emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia (DEM). “Tem uma obra do campo das Pedrinhas, de Arthur Maia, de R$ 250 mil e até agora essa obra não foi feita”, reclamou Oliveira. “É assim que vamos tocando: sempre alerta e em defesa do município”, finalizou.