fbpx

Vereadores fiscalizam obras da Estação de Transbordo e dialogam com camelôs

Texto e fotos: Ascom Câmara

Após a Sessão Ordinária desta quarta-feira (7), ocorrida de forma virtual, os vereadores das bancadas de oposição e situação se encontraram na Câmara Municipal, juntamente com o presidente Luís Carlos Dudé (MDB), e saíram pelas ruas do Centro de Vitória da Conquista com destino à Estação de Transbordo. A pauta  foi uma visita às obras do novo terminal e um encontro com os camelôs que atuam na Avenida Lauro de Freitas.

“Nós vamos conversar e formar uma comissão para que haja um entendimento.  Estamos fazendo uma mão dupla com o Poder Executivo para chegar a um denominador comum e resolver todas as questões que estão sendo apresentadas”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Dudé (MDB).

Em diálogo com os camelôs, um dos vereadores afirmou que os permissionários que possuem alvarás serão atendidos pela prefeita. “A prefeita Sheila Lemos está sensível ao problema e nos garantiu que os camelôs que possuem alvarás não deixarão o terminal. Estamos muito satisfeitos com a notícia, mas atentos para não permitir que alguma injustiça seja cometida com os camelôs”, afirmou o vereador.

Na oportunidade, os trabalhadores questionaram a decisão do Poder Executivo, alegando que a maioria dos trabalhadores atua na informalidade e não possui alvará. “Nós temos aqui camelôs com mais de 40 anos de atuação e a maioria não possui alvará. Nós estamos reivindicando essa regularização e a garantia de que teremos condições de continuar trabalhando pelo sustento das nossas famílias”, afirmou Roberto Carlos Barbosa, um dos líderes do movimento.

Luciana Sousa é uma das ambulantes que ainda não sabe para onde será realocada após a inauguração da Estação de transbordo. Ela trabalha no local há mais de 18 anos. “Eu sobrevivo disso, sou mãe de família e estou preocupada, pois preciso trabalhar. Não tenho alvará e não sei o que será daqui pra frente”, lamentou a vendedora ambulante.

Após diálogo com os vereadores, os camelôs entregaram um abaixo-assinado pedindo a permanência no local. 

Em seguida, os vereadores vistoriaram as obras da Estação de Transbordo. Eles foram recebidos pelos engenheiros responsáveis, que prestaram informações sobre o andamento desse empreendimento, previsto para ser inaugurado em  maio deste ano.