fbpx

Vitória da Conquista vacina contra Covid nesta sexta, 30, idosos a partir de 62 anos

A 1ª dose da vacina contra a Covid-19 está sendo retomada, nesta sexta-feira (30), para as pessoas com 62 anos ou mais, das 9h às 16h. A vacina será aplicada no drive-thru, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro Candeias, e nos pontos fixos para pedestres: quadra da Igreja Batista Nova Sião (Alto Maron), Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI), Colégio Paulo VI (Ibirapuera), Paróquia Rainha da Paz (Patagônia), salão paroquial da Santa Luzia (Urbis V) e quadra esportiva da Fainor (Candeias).

Também será retomada a aplicação da segunda dose da Oxford/Fiocruz, das 9h às 16h, no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, por meio do drive-thru.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que as pessoas não devem deixar de tomar a segunda dose da vacina. Ela é indispensável para garantir a imunização completa.

Um dos municípios com melhor desempenho na vacinação contra a Covid-19, Vitória da Conquista já aplicou 98,76% das vacinas enviadas para a 1ª dose e 81,87% da 2ª dose. Estes percentuais equivalem a 54.426 pessoas vacinadas com a 1ª dose e 22. 230 com a 2ª aplicação do imunizante.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, lembra que a população deve ficar atenta à data de aprazamento marcada no cartão, para não perder o prazo de tomar a segunda dose. Também é preciso comparecer em um ponto onde está sendo aplicada a vacina do mesmo laboratório que forneceu a primeira dose.

Além disso, ela destaca que as medidas preventivas devem continuar: “Todos os cuidados de higiene pessoal, uso de álcool em gel e distanciamento social devem permanecer, uma vez que a vacina não oferece proteção contra a doença, e sim minimiza seus sintomas, suas formas graves e diminui em muito o risco de morte.”

Casos de pessoas vacinadas com duas doses de laboratórios diferentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista informa ainda que tem conhecimento da ocorrência de três casos de pessoas que receberam segunda dose da vacina contra Covid-19 de laboratório diferente da primeira dose recebida.

A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que as notificações ocorreram após divulgação de nota à imprensa, no dia 24 de abril, quando a SMS informou ainda não ter ocorrido caso semelhante no município.

A Diretoria de Vigilância em Saúde está acompanhando os casos, que foram devidamente notificados ao sistema de informação oficial do Ministério da Saúde, até o desfecho final de cada ocorrência, que é feito por uma equipe técnica do Governo do Estado.

A SMS segue a Nota Informativa 21, do Ministério da Saúde, que preconiza que se o usuário tomou doses de laboratórios diferentes, em um intervalo maior que 14 dias entre uma dose e outra, não há necessidade de reagendamento ou de administração de outra dose. Se isso ocorre em intervalo menor que 14 dias é necessária uma nova dose, respeitando o intervalo recomendado segundo o tipo de vacina da primeira dose.

É importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde preza pela confidencialidade dos dados de cada usuário, não sendo necessário sujeitar os pacientes à exposição, tendo em vista que os órgãos competentes estão acompanhando cada caso.