fbpx

Conselho pretende impulsionar mercado de trabalho com” Extensão Crea-BA”

Iniciativa visa preparar o profissional com cursos gratuitos e online

Diferente da proposta do “Vamos Debater?”, que é discutir assuntos de ampla visibilidade na mídia, a gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia lança o projeto Extensão Crea-BA. A iniciativa nasce com a proposta de capacitar profissionais para desenvolverem atividades com mais autonomia, criando uma competência e ensinando habilidades para uma nova função. O primeiro curso acontecerá nos dias 12 e 19 de maio, das 18h às 22h, e terá como tema: NR10. A primeira edição será promovida pela Associação Regional dos Profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências (Arpeag) e Câmara Especializada de Engenharia Elétrica.

De acordo com a assessora de Relações Institucionais do Crea, engenheira agrimensora Márcia Virgínia, a princípio o projeto contemplará  os associados das respectivas entidades realizadoras. “Não realizaremos palestras, como é a proposta do Diálogos que Conectam,por exemplo, mas faremos capacitações/treinamentos em curtos períodos, com cargas horárias variadas, a fim de preparar o profissional para o mercado de trabalho. O Crea vai dar todo o apoio logístico e institucional necessário para o sucesso dos cursos”, enfatiza.

Ela explica ainda que os treinamentos são ministrados em regime de parcerias com profissionais,  empresas, entidades de classe e instituições de ensino. “Caso alguma entidade tenha interesse no projeto, basta nos procurar na Asrin. O convite é aberto também para aqueles que desejam ministrar conteúdos”, acrescenta.

A primeira capacitação será com o instrutor: Mestre em Mecânica Ricardo Aurélio Fragoso de Sousa e vai beneficiar 25 associados, que estão em dia com a Arpeag. O evento não será transmitido pelo canal do youtube, será realizado por meio da plataforma zoom. A capacitação será 100% online, gratuita e disponibilizará certificados digitais.

No conteúdo programático do Curso de NR 10, estão previstos os seguintes conteúdos: Histórico da NR-10, Objetivo de aplicação, Campo de aplicação, Competências e estrutura, Da prestação de informação digital e digitalização de documento, Capacitação e treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho, Tratamento diferenciado ao Microempreendedor Individual – MEI, à Microempresa – ME e à Empresa de Pequeno Porte – EPP e Interface da NR-10 com outras Normas Regulamentadoras (NR-12, NR-13, NR-20 e NR-35).

Fortalecer as entidades e, consequentemente, os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências sempre foram causas defendidas pelo presidente do Crea, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija. Para ele, o nascimento do Extensão Crea-BA, é a concretização de um sonho antigo. “Só teremos um sistema profissional forte se dermos condições de funcionamento às entidades. Elas precisam deste suporte e o terão na minha gestão a frente do Conselho”, conclui.

Confira o currículo de Ricardo Aurélio Fragoso de Sousa

Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE (área de concentração: simulação computacional em recuperação de energia), doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPE (área de concentração: Energia). Especialista em engenharia econômica (Unicap), automação de processos (UFBA), engenharia de soldagem (Petrobras) e gerenciamento de projetos (PMI). Professor do IFBA (atual) e atuou em áreas, como integridade estrutural, energias, automação, processos industriais, segurança de processo.